Friday, September 27, 2019

The Day Shall Come

O cinema de comedia independente foi um dos veiculos principalmente no lado mais negro que ajudou a afirmar o cinema independente pelo que anualmente surgem diversos filmes dentro deste genero apostado em festivais mais pequenos. Um dos filmes que se encaixa perfeitamente neste paradigma e este filme, que criticamente pela sua irreverencia ate conseguiu conquistar alguma critica, mas em termos comerciais foi um filme com pouco ou nenhum reflexo.
Sobre o filme podemos dizer que temos uma satira sobre a atuaçao policial e principalmente sobre a loucura de tentar encontrar e combater o fundamentalismo. Se em termos ideologico o filme e original acaba por no que diz respeito a sua concretização ser um filme algo estranho ja que se em termos de convicção leva tudo para um realidade demasiado paralela para conseguir ser na sua essencia compreensivel. ALias a determinada altura o filme parece mais apostado em ser irreveverente na personagem do que qualquer outro objetivo ideologico.
Outro ponto que o filme nao e propriamente competente e na definição do caminho do proprio filme da comedia simples para tentar ser um policial, ou seja a escalada acaba por ser demasiado atalhada e pouco realista, o que acaba por funcionar no aspeto satirico de uma mensagem mais forte mas acaba por fracionar o filme em duas partes distintas.
OU seja mesmo sendo um filme sobre um tema e uma caricatura do combate ao extremismo, em termos de filme penso que deveria ser mais concreto mais terreo e acima de tudo com um humor mais adulto e generalista, neste particular parece-me sempre que o filme e algo estranho e colado a uma dimensao que nao e facil de chegar.
A historia fala de uma operação de FBI que tenta estudar e potenciar uma organização radical que mais nao sao do que cinco pessoas com ideias muito proprias, mas que vai conduzir a uma operação de grandes dimensoes.
EM termos de argumento e principalmente na ideia satirica de base o filme tem alguns objetivos interessantes mas na execução pensa que se torna demasiado estranho e absurdo para fazer os seus pontos serem vincados e esse e um problema que muitas vezes acontece nos filmes demasiado independentes
Na realizaçao do filme Christopher MOrris oriundo da televisao tem aqui um filme de processo simples e integrado na tradiçao mais independente sem grandes truques de camara, sem grande estilo e um filme em termos esteticos simples.
No cast Marchant Davis tem aqui a sua introduçao com uma personagem estranha mas que em termos de interpretaçao se torna simples. Nos mais conhecidos Kendrik demonstra nao estar no seu melhor momento ao ser secundaria de um filme tao simplista e comercialmente irrelevante como este.

O melhor - A ideia satirica de base

O pior - O filme entrar numa dimensao muito propria algo absurda

Avaliação - C-

No comments: