Sunday, September 22, 2019

Yesterday

Desde o seu anuncio que esta ligação entre Richard Curtis, Danny Boyle e Beatles entrou na expetativa dos fas da musica e do cinema que esperavam ter aqui um objeto artístico muito próprio apostado em convencer publico e critico. Contudo apos a estreia em festival eurpeus se percebeu que pelo menos do ponto de vista da critica as coisas não tinham corrido de forma perfeita com avaliações demasiado medianas para toda a expetativa gerada em torno do filme. Comercialmente os resultados foram muito interessantes principalmente tendo em conta que se trata de uma longa metragem inglesa e sem qualquer figura de primeira linha.
SObre o filme podemos dizer que a abordagem e original não so no que diz respeito a ideia do esquecimento de algo tao grande como so Beatles mas acima de tudo na forma como o filme aproveita isso numa separação entre sucesso e felicidade. Pois bem nisso o filme e competente não so no insólito e criativo de toda a abordagem mas também na linha narrativa e mensagem ideológica que o filme quer ter.
O problema do filme e que em tudo o resto e mais um filme de domingo a tarde que tenta ter graça sem o ter, um conjunto de curiosidades mas que na essência pouco ou mesmo nada fornecem de particularmente diferenciados, principalmente tendo em conta o realizador escolhido. Fica a ideia que o filme gasta todas as fichas numa ideia que vende mas que depois desiste por completo de dar ao filme os elementos que o tornassem eficaz.
OU seja em grosso modo no final temos uma comedia romântica igual a muitas outras que tem como base uma boa ideia de fundo mas que na realidade acaba por ser apenas o mapa la no fundo. Fica a ideia que o filme quer também jogar demasiado com a figura de Ed Sheeran e isso esta longe de ser uma boa escolha, ou mais que isso falta peso no cast.
A historia fala de um cantor de insucesso que de um dia para o outro percebe que tirando ele toda a gente desconhece por completo os Beatles acabando por tornar-se num sucesso imediato cantando as musicas dos Beatles.
EM termos de argumento o filme funciona com uma ideia muito bem pensada mas que na sua execução cai demasiado no obvio e o filme torna-se claramente uma comedia romântica simples, muito por culpa de personagens pouco trabalhadas. Em face do que tínhamos como premissa esperava-se muito mais.
Na realização Boyle esta numa forma interessante colecionando sucessos de alguém que recentemente ganhou um oscar. Neste filme parece-nos sempre ter mais CUrtis do que Boyle e isso da ao filme pouco condimento artístico de um realizador que funciona melhor noutros generos
No cast numa altura em que parece que Hollywood descobriu o bollywood principalmente os ingleses mais um desconhecido a encabeçar um filme de primeira linha e isso acaba por não funcionar pois falta tamanho ao interprete. James acaba por ser uma escolha mais natural para aquilo que a personagem e

O melhor - A ideia de base brilhante

O pior - O filme se tornar desde ai bastante vulgar

Avaliação - C

No comments: