Monday, September 02, 2019

The Tomorrow Man

Apresentado em alguns festivais com alguma dimesao, ficou patente que esta apresentaçao tentava perceber se o filme teria valor para uma aposta mais dedicada a temporada de premios, neste filme romantico na terceira idade. Contudo a pouca vontade critica para com o filme limitou de imediato estas expetativas e comercialmente um romance idoso nunca e uma boa carta de apresentaçao.
SObre o filme ele tem um conceito que ate poderia funcionar, ou seja, duas personalidades desajustas numa fase adiantada de vida que tentam encontrar um no outro a razão para viver para alem das suas obsessoes, mas o filme nao funciona, nem nas individualidades optando por um estilo demasiado pateta do protagonista, mas tambem nao funciona enquanto dinamica de casal porque a relaçao nao e trabalhada no seu desenvolvimento, o que acaba por de imediato empobrecer o resultado final do filme.
Existe outros pontos ainda que menores na importancia do filme que o filme e melhor, na dinamica da relaçao hierarquica entre avo, pai e filha, e mais que isso no seu final arrojado, mas que acaba por ser a grande explosao de um filme que peca pela sua lentidao e pela falta de nervo em grande parte da sua duraçao.
Numa altura em que algumas produtoras apostam cada vez mais no amor numa fase adiantada de vida ainda nao foi este filme que marcou um espaço neste genero. Num filme que muitas vezes aborda em demasia as especificidades das personagens mesmo que estas estejam usadas, porque parece nao ter como desatar alguns nos.
A historia fala de um individuo que agrupa mantimentos para um eventual fim do mundo, que nas suas compras conhece uma mulher viuva que coleciona coisas. os mesmos sendo solitarios acabam por se apaixonar e tentar encontrar uma nova motivaçao de vida para alem das proprias especificidades.
O argumento do filme acaba por ser ambicioso mas a sua concretização nao e a melhor. O filme silencia-se vezes de mais e acaba por se tornar aborrecido. mesmo as personagens e as relaçoes centrais deveriam ser melhor trabalhadas. Vale pelo seu final.
Em termos de realizaçao Noble Jones descende dos videoclipes para um filme simples, com pouco conceito de realizaçao, apenas nos minutos finais o filme parece querer ter algum caracter estetico mas parece-me ja estar tarde. Nao e um bom postal.
No cast Lithgow parece-me sempre algo repititivo nestes registos e aqui tudo e igual. A personagem no seu lado de pateta feliz nao cresce muito por culpa desta dimensao. Por outro lado Danner tambem nao e propriamente um poço de força num filme em que adormece as interpretaçoes.

O melhor - O final

O pior - Ser a unica explosao de um filme aborrecido

Avaliação - C-

No comments: