Friday, September 13, 2019

Anna

Luc Besson passou grande parte da sua carreira a fazer filmes sobre mulheres implacaveis que rapidamente se tornam assassinas profissionais. Este ano surgiu mais um filme com esta premissa com uma luta de equipas entre o CIA e o KGB. Este esteve longe de ser o maior sucesso critico de bEsson com avaliações sofriveis mesmo para alguem que habitualmente funciona no genero de ação pura. COmercialmente para alguem habituado ao sucesso as coisas tambem nao foram brilhantes muito por culpa de uma protagonista que servisse de ancora comercial.
Quem conhece o cinema de Besson pode achar este filme realmente mais do mesmo, porque principalmente nas premissas do argumento o filme acaba por o ser, ao colocar alguem fragil numa posição de submissão ate que a mesma se torna mais forte. Temos os ingredientes todos de Besson com sequencias de luta interminaveis e totalmente impossiveis, alguns personagens secundarios bem trabalhados, algum exercicio de estilo mas acima de tudo muito pouco novidade.
O problema do filme reside acima de tudo na construção da protagonista, num filme que tem o nome de alguem a escolha deveria incidir em alguem com mais carisma ou atributos interpretativos ja que o filme se recente disso principalmente quando no plano secundario tem atores como Mirren ou Murphy. O filme nunca consegue se repor desta falha, ainda para mais porque Besson lhe da outro elemento que nem sempre é certeiro embora causa suspense ao publico.
Esse elemento e o facto do filme funcionar em preenchimento de espaços na sua montagem com avanços e recuos temporais para preencher o que nao vimos e explicar o porque das coisas. A ideia ate nos parece interessante principalmente porque serve para prender o espetador a cadeira mas nem sempre e executada bem neste filme.
A historia fala sobre uma jovem russa que fruto da sua debilidade acaba por ser adotada pelo KGB para ser uma das suas agentes. No meio de uma guerra entre o CIA e o KGB a mesma acaba por ser uma carta jogada por ambos na luta por poder.
O argumento do filme e mais do mesmo na carreira de Besson, com alguns dialogos interessantes, principalmente do lado de algumas personagens e na forma como o filme e montado que o argumento tem mais impacto, mesmo que nem sempre se adeque o que quer contar com aquilo que e executado.
Besson e um bom realizador de açao consegue filmar como poucos açao de confronto e criou um estilo proprio dos seus filmes com um pouco de intriga e estilo: Aqui nao e o seu filme mais feliz, embora a escolha de montagem seja arrojada.
No cast o grande problema do filme Sasha Luss nao tem carisma nem qualidades para interpretar um filme desta dimensao e isso condiciona de imediato o impacto todo do filme. Nos restantes apenas Mirren consegue nos dar bons momentos ou nao fosse uma das actrizes com mais presença do momento.

O melhor - A montagem e arrojada

O pior - Luss

Avaliação - C

No comments: