Wednesday, January 02, 2019

The Oath

É comum sempre que existe uma revelação na comedia que a mesma seja utilizada até à exaustão no género. Haddish foi a figura de 2017 e em 2018 esteve bastante ativa com diversos projetos. Este filme acabou por ser o mais pequeno, num projeto totalmente elaborado pelo comediante Ike Barinholtz, os resultados criticos do filme foram medianos, mas a pouca ou quase nenhuma distribuição do filme acabou por fazer dele um autentico floop comercial.
Sobre o filme Oath é um filme estranho, principalmente porque para alem do humor fisico tipico do seu protagonista maior tenta por outro lado ter uma dimensão politica satirica que nunca tem sentido para os objetivos do filme já que em momento algum discute qualquer tipo de ideia com coerencia, ficando apenas um humor fisico que quase sempre nao funciona.
Este acaba por ser a todos os niveis o grande problema do filme, a sua incapacidade em algum momento de ser engraçado, não consegue funcionar com o lado explosivo de Ike, nem com o lado incorreto de Haddish que ainda para mais tem o problema de nao funcionar em momento algum em conjunto nesta tentativa de conjugar estilos.
Por tudo isto The Oath e uma comedia de baixa qualidade, desinteressante quase sempre sem graça, que apenas tem com algum sentido o lado com que satiriza com a forma como muitas pessoas discutem opiniões como se delas proprias se tratassem. Alias o filme e uma satira a isso mesmo sem contudo ter o elemento proponderante numa satira que é a graça.
A historia fala de um individuo que se encontra completamente contra a assinatura de um documento que inaltece os feitos do presidente, e torna todo este debate como o ponto mais importante da sua vida no momento em que recebe os elementos da sua familia para a ação de graças.
O argumento perde como a maioria do filme por um lado pela falta de dados do objeto da discordia que nos permita analisar o fundamento ou nao de tudo aquilo que vimos. Por outro lado tambem em termos de dialogos com graça o filme nunca os tem tirando uma ou outra referência a filmes recentes.
Ike Barinholtz e um comediante que nos ultimos anos tem ganho alguma dimensão o qual tem aqui a sua estreia na realização na setima arte com um projeto pouco imponente na realização mas que nos parece ter um cunho pessoal, que acaba por nao ser forte para o filme.
No cast eu acho que para alem da explosão Rabinholtz esta longe de ser um comediante carismatico e o filme perde por isso. Haddish tem que mostrar mais atributos e mais versatilidade se quiser conquistar um espaço para alem da comedia de segunda linha.

O melhor - A satira tem um bom ponto.

O pior - O filme quase nunca tem graça

Avaliação - D+

No comments: