Saturday, January 05, 2019

Mary Poppins Returns

Cinquenta e quatro anos depois de um dos mais classicos filmes juvenis da historia a Disney e Mashall decidiram fazer voltar todo o ambiente à vida, com o apoio das novas tecnicas e levar-nos na fantasia de Mary Poppins. Sempre num terreno dificil podemos dizer que Marshall ate conseguiu sair vitorioso com avaliações essencialmente positivas, sendo que comercialmente pese embora os bons resultados o filme nao conseguiu a explosao que poderia ser esperada.
Sobre o filme tenho a dizer que tecnicamente e dos filmes mais irrepreensiveis do ano, a forma como o filme nos dá estetica e beleza em cada sequencia em que entramos no mundo fantastico de Mary Poppins e absolutamente brilhante nao tivessemos nos num filme da Disney com a coreografia de Marshall. Saimos perfeitamente deslumbrados pelo nivel tecnico do filme, que junta a fidelidade ao original com toda a tecnologia de ponta ao seu dispor.
Outra coisa e o valor do argumento do filme, aqui temos um simples filme para os mais pequeno, mais preocupado na mensagem moral do que na consistencia das suas palavras ou qualquer surpresa nas personagens e na narrativa. Aqui adota a simplicidade que e tipica da Disney, abusando apenas é de sequencias musicais longas que poderão adormecer em muitos momentos o filme no que diz respeito à sua historia. Parece tambem perder demasiado tempo em homenagens com personagens que acabam por ser irrelevantes.
Por tudo isto este regresso de Mary Poppins e um filme interessante, principalmente pelo seu nivel tecnico. Sendo um genero que atualmente penso ser inimigo da tradiçao, neste musical graças a cor e mais que isso graças a riqueza dos planos acabamos por ter um filme bonito, mesmo que longe de ser uma obra prima.
A historia fala dos irmãos Banks agora adultos e com descendencia que recebem novamente a visita de Mary Poppins numa altura em que a casa dos Banks se encontra em perigo de ser perdida para um banco gerido por um individuo com poucos valores morais.
Em termos de argumento nao temos um filme propriamente desenvolvido as personagens sao simples, os procedimentos narrativos simples, ficando apenas o filme com o lado fantasioso das canções as quais acabam por ser pouco imponentes da mensagem, mas funcionais para aquilo que o filme quer ser.
Na realizaçao Marshall e neste momento o mais eficaz realizador de musicais, desde Chicago onde venceu o oscar de melhor filme, o realizador e coreografo dedicou-se quase em exclusivo aos musicais, alguns com maior sucesso do que outros. Aqui tem um otimo trabalho principalmente porque todas as competencias tecnicas do filme estão aprimoradas.
No cast, o filme esperou a gravidez de Blunt ja que a consideraram a escolha perfeita, o que acaba por ser, Blunt encaixa perfeitamente naquilo que Poppins é, com o lado misterioso e a riqueza vocal. Lin Miranda foi uma escolha surpreendente, da o lado humoristico ao filme, mas ao contrario da maioria das criticas acho que é um papel acima de tudo repetitivo.

O melhor - A qualidade tecnica do filme.

O pior - E um simples filme para crianças

Avaliação - B-

No comments: