Saturday, January 19, 2019

The Aspern Papers

Os filmes tradicionais europeus com inspiração inglesa gostam de misturar literatura e filmes de epoca. Aqui produzido por Ivory temos mais um filme com duas das figuras tipicas deste tipo de filmes como a experiente Redgrave mas tambem Meyers, que nos ultimos tempos tem apostado por este tipologia de filmes. Este acabou contudo por se tornar um desastre completo critico com avaliações pessimas, e isso acabou por conduzir ao desastre comercial que o filme tambem se tornaram.
Sobre o filme podemos dizer que rapidamente percebemos que um filme e um completo desastre desde logo quando os personagens do mesmo sao recheados de maneirismos completamente inexplicaveis. E mais que isso quando a conjugaçao entre o passado e o presente do filme e desde logo mal realizado e contextualizado na organização narrativa do filme.
Mas o ponto onde o filme ainda se torna muito mais desastroso acaba por ser em toda a caracterizaçao da personagem central, algo que tem sido cada vez mais recorrente nas interpretaçoes de Rhyn Meyers. Ficamos completamente sem reação perante todos os maneirismos de interpretação amadora que o filme nos dá, nao respeitando a presença de alguem tao consagrado como Redgrave, num filme que peca em todos os pontos do seu desenvolvimento e por isso apenas poderia acabar como um desastre.
Mesmo em filmes tradicionais de epoca e possivel fazer filmes sem sentido algum, o paralelismo entre a arte do escritor e a narrativa central é pouco interessante mas mesmo artisticamente na sua concretização do fillme acaba por em momento algum funcionar.
A historia fala de um biografo que procura as cartas de um autor, sendo que para isso acaba por alugar um quarto na casa da alegada titular das mesmas, no momento em que e capaz de tudo para aceder a tao preciso bem para ele.
Em termos de argumento o filme é bastante mediocre. A narrativa central é desinteressante as personagens pecam por excesso de maneirismos sem sentido e mais que isso os paralelismos falham naquilo que o filme quer ser, e tudo acaba por nao funcionar.
NO que diz respeito à realização a estreia em longas metragens de Landais e um desastre principalmente na forma quase amadora com que entrega as cenas do passado no presente. Percebe-se que sabe funcionar bem num contexto bem escolhido de Veneza, mas depois desprediça tudo com a falta de arta.
No cast Meyers e um desastre do primeiro ao ultimo minuto, nos ultimos anos este ator tem colecionado interpretaçoes deploraveis que nos fazem pensar de como e que os filmes continuam a contratar. Ao seu lado uma Redgrave que apenas quer aparecer e a filha da mesma tentada em ganhar alguma dimensao e ser mais do que a filha da mãe

O melhor - Veneza

O pior - No meio de tanta coisa existe uma que nao e comparavel em termos de lado negativo que e a interpretação de Meyers

Avaliação - D-

No comments: