Tuesday, January 15, 2019

Sgt Will Gardner

E habitual em Janeiro de cada ano, principalmente nas estreias em cinema limitados temos filmes conceptuais de pouco sucesso que entram e saem das salas de cinema sem grande alarido. Um dos filmes que neste mes viu a luz do dia em termos de cinemas norte americanos foi este drama totalmente idializado por Max Martini sobre veteranos de guerra. Este trabalho pessoal do actor aqui cineasta nao foi propriamente aperciado pela critico que o avaliou de uma forma bastante negativa. Ja comercialmente um filme com este conceito quase que esta completamente exposto ao falhanço.
Sobre o filme podemos dizer que se trata do drama completo de principio ao fim, e sabido a necessidade de pensar um pouco a historia do numero elevado de veteranos de guerra com a vida aniquilada e sem resposta mas tornar uma abordagem sobre esta materia uma novela mexicana sem grande sentido de personagens e mais que isso pensada para a lagrima facil mesmo que sem sentido e aquilo a que se chama mau cinema.
Alias muitas das coisas que este filme nos tras sao representativos claros do que e fazer mau cinema, desde logo a tentativa de suavizar a tentada com uma historia de amor que e abandonada, porque a personagem central pensava que estava a sair com o Cranston e das coisas sem mais sentido que me lembro num guiao, para alem de todos os relacionamentos que o personagem vai tendo ao longo do filme.
A piorar tudo o twist narrativo final que nao so nao tem impacto porque e irrelevante como e uma tentativa do filme perder a objetividade que era o minimo que se podia exigir num filme claro de serie b sem qualquer força. Ou seja uma trapalhada total que resulta num dos piores filmes dos ultimos tempos
A historia fala de um veterano de guerra que tenta reajustar a sua vida depois de sofrer de desordem pos traumatica e com dificuldade nos apoios depois de ter servido o pais.
O argumento vem com a velha dinamica do veterano abandonado na rua, com a direçao unica de culpar o contexto com os tiques de patriotismo estanque americano. Parece-me claro que o filme nao tem argumento e mais que isso as personagens sao do mais esteriotipado que me recordo, sendo o passeio pelos generos um ato irrefletido do primeiro ao ultimo minuto.
Na realizaçao Max Martini e conhecido essencialmente como actor de filmes de guerra e que tem aqui o seu segundo filme, muitos anos depois do primeiro. O trabalho principalmente no passeio pelos generos nao tem qualquer sentido pratico e torna o filme perdido.
No cast Martini esta longe de ser um excelente ator, por isso quase nao o reconhecemos pese embora ja tenhamos visto diversos filmes como ele. Nao e pensado para liderar um cast e este filme demonstra bem isso, principalmente porque a personagem e um conjunto de cliches mal estruturados.

O melhor  - A mensagem de alerta e sempre importante e os donativos do filme para a causa

O pior - A causa merecia um trabalho bem mais capaz

Avaliação  - D-

No comments: