Sunday, April 09, 2017

Sleepless

Se existe coisa que eu por norma não consigo entender no cinema são remakes imediatos de filmes que tiveram o seu lançamento à menos de cinco anos, mesmo que seja num estilo de cinema diferente como o europeu. Ainda mais quando se trata de filmes de acção simples cujo significado para a historia do cinema é basicamente nenhum. Este é mais um desses filmes que acaba por trazer a versão americana de um thriller de acção europeu. Os resultados do filme foram a todos os niveis desastrosos, criticamente com avaliações muito negativas, e comercialmente onde a pouca expansao do filme conduziu a resultados muito desoladores.
Sobre o filme, os policiais neste momento deixaram de ser um genero aposta, principalmente pelas grandes produtoras de hollywood, nem que seja porque nos ultimos vinte anos foram efetuados diversos filmes do genero e acabou por deixar de ter a capacidade de surpreender porque os truques todos acabam por já estar bem integrados. Este filme é um filme tipico do ladrão policia com barreiras pouco estabelecidos, num percurso curto temporalmente e espacial, tem o problema da maior parte destes filmes de ser demasiado previsivel em todas as opçoes que toma e isso acaba por tirar em longa medida grande parte do interesse da obra.
Em face deste problema narrativa restava apenas a capacidade do filme ser espetacular em termos daquilo que era a sua forma, como seria realizado, e aqui parece obvio que se trata de um filme pouco ambicioso que na maior parte do tempo é demasiado simples, que arrisca pouco nas sequencias de acção, que mesmo dominando grande parte da duração de todo o filme acabam por ser pouco espetaculares, e o comum em filmes de Janeiro.
Enfim um filme de acção de baixa qualidade que nunca consegue surpreender ou criar qualquer tipo de impacto junto ao espetador, que graças ao pouco risco também não consegue surpreender pela negativa e tornar-se uma experiencia dolorasa, mas nesta altura o cinema deveria exigir mais dos seus protagonistas, do que filme limitados como este.
A historia fala de um policia emaranhado no mundo do crime, que ve o seu filho, graças a um dos seus negocios raptado por um conjunto de bandidos. Enquanto tenta salvar a pele deste é seguido por uma investigação interna com o objetivo de tudo se apurar do seu envolvimento na organização criminosa.
No argumento pese embora o filme tente emaranhar personagens e historia, tudo é demasiado denunciado e previsivel, e isso é um defeito de impacto num thriller policial. Pouco ou nenhum trabalho nas personagens e dialogos, acabam por nunca conseguir potenciar grande qualidade no filme.
Este filme marcou a estreia de Baran Bo Odar em produçoes de hollywood com um resultado cinzento, num filme com tantas sequencias de acção, nunca conseguiu impor tamanho, espetacularidade e assinatura num filme muito dependente disso para ter sucesso.
O cast e o tipico num filme de acçao, Foxx funciona bem, porque tem carisma e disponibilidade fisica, pese embora a personagem seja demasiado simples. Monoghan e das actrizes uma habitue neste registo, e no lado dos viloes, pouco ou nada de profundidade em trabalho simples para executantes com alguma qualidade.

O melhor - Narrativamente sem ser original não tenta ir muito longe.

O pior – A falta de empenho de uma realização mais vistosa


Avaliação - C-

No comments: