Tuesday, April 25, 2017

Get Out

Se existe filme que até ao momento foi a revelação de 2017 foi este Get Out, um filme de terror que marca a estreia do comediante Jordan Peele na realização e que acabou por ser a grande surpresa critica deste ano com avaliações extraordinarias quase nunca vistas num terreno como o terror e horror. Comercialmente impulsionado por este excelente registo critico Get Out tornou-se um fenomeno de bilheteira brutal nos EUA e esperamos para ver o que ira conseguir no resto do mundo, trantando-se de um filme sem qualquer figura conhecida.
Sobre o filme eu confesso que o terror é normalmente um registo de filme que nos ultimos anos tem sido uma total replicação de conceito sem qualquer tipo de qualidade na forma como os filmes vão sendo lançados, dai ser uma autentica pedra no charco quando surge um filme diferente, e este Get Out e isso mesmo não necessita de espiritos nem de sangue para ser assustador e claustrofobico a um nivel elevadissimo. A culpa disso e no equilibrio e a dictomia que o filme tem entre os seus momentos iniciais de comedia familiar e aquilo que se revela este contrasta acaba por ser a imagem de marca do filme e aquilo que lhe da intensidade do ponto de vista do terror.
Mas não é apenas no argumento que o filme funciona e se distancia dos outros do mesmo genero, também na realização o filme consegue impressionar com expressões faciais e situações em si, algo que demonstra bem a mestria com que toda a produção do filme sabia o que cada momento iria transmitir ao espetador, e sendo o terror mais que filmes de significado aquilo que sensorialmente os filmes transmites estamos claramente perante um filme funcional na maior parte das suas valencias.
O ponto menos positivo do filme poderá ser as limitações de um filme de terror, ou seja em termos de mensagem, em termos daquilo que o filme significa e representa são sempre filmes de pequeno alcance, pensamos tambem que o lado revelativo do filme poderia demorar mais, ser mais intenso, parecendo que por vezes o filme se encaminha rapido demais para a sua conclusão.
A historia fala de um namorado afro americano que vai conhecer a familia da namorada, e o que inicialmente lhe parece uma familia que o ira integrar bem rapidamente se transforma num pesadelo e numa luta pela sobrevivencia.
Em termos de argumento estamos perante um dos filmes de terror mais originais e mais criativos dos ultimos anos. Podendo em alguns momentos pecar por alguma previsibilidade certo é que o filme funciona naquilo que quer proporcionar aos espetadores, num dos filmes mais vincados em termos de terror dos ultimos anos.
Jordan Peele e o heroi do filme já que se o filme funciona está na base de um argumento e de uma realização bastante capaz. E todos sabemos o que é dificil e importante a realizaçao num filme de terror, e tudo torna-se mais surpreendente quando a mesma esta a cargo de alguem que como ator e criador sempre esteve ligado a comedia.
No cast sem grandes figuras o filme é entregue a dois jovens desconhecidos que tem o peso do filme sobre si. Os filmes de terror não sao normalmente filmes que exijam muito dos seus interpretes para alem da entrega fisica, e este não difere nestes principios, mas a dupla de protagonistas, ou seja, Kaluuya e Williams funcionam bem naquilo que as personagens pedem.

O melhor – A confirmaçao que para um bom filme de terror tudo tem de começar por talento na escrita e na realização.

O pior – Em alguns momentos pode ser previsivel nas suas revelações.


Avaliação - B

No comments: