Sunday, April 23, 2017

A Dog's Purpose

Quando um filme é mais conhecido pelas polemicas relacionadas com a rodagem e com algumas informações que circularam do que propriamente por outroa elementos em si, é sinal que o filme na sua essencia tem pouco que alimente a expetativa dos espetadores. Este filme que teve luz do dia em janeiro do presente ano foi recebido com uma media negativa por parte dos criticos e comercialmente, o grande objetivo do filme podemos dizer que os resultados foram consistentes talvez alimentado pela polemica criada em torno da forma com os cães do filme foram tratados.
Sobre o filme, os animais de estimação sempre foram a base para filmes familiares simples de emoções puras, este é sempre um filme mais emotivo do que comedia, é um filme que tenta potenciar mais do que detalhar aquilo que pode ligar um animal de estimiação e um dono. Não é um filme que tenta ser maduro, ou um filme que quer ser mais do que uma simples retrospetiva positiva da vida de um cão e aquilo que ele pensa ser querer transmitir, isso torna o filme facil de ser emotivo, mas longe de ser um filme de grande alcance.
Mas mesmo com esta base penso que o filme poderia ter ido mais longe, quer em termos comicos dexando o lado lamechas que preenche o filme de inicio a fim mais de lado, porque o filme em alguns promenores isolados, quando quer ser engraçado acaba por conseguir. Mas onde o filme perde é nas historias de ligação na forma como o filme conta duas historias em pouco tempo em que nada acontece e que na essencia apenas servem como comerciais da base do filme, e para efeitos do filme e da historia em si, tudo deveria ser mais balancado em cada um dos segmentos, já que no final parece que tudo ocorre em passo de corrida.
Por isso e facil perceber que temos aqui um filme simples, de facil visualização que vai demasiado de encontro as expetativas normais do filme, nunca consegue ter um rasgo de surpresa quer na forma quer no conteudo, podemos dizer que se trata de um filme inofensivo que os amantes de animais vão achar ternurento e que todos os outros vai achar indiferente.
A historia segue o percurso da alma de um cão, com os diferentes donos, até que volta ao primeiro descobrindo ai que a sua vida ao longo dos diferentes corpos de que adquiriu tinha um proposito direto, que se completa na sua realizaçao.
Em termos de argumento esta adaptaçao de uma obra literaria mais comerciail do que influente é precisamente o filme logico, não tem espaço para grandes rasgos de criatividade é quase sempre esperado, numa narrativa simples juvenil. Perde na forma com que não consegue equilibrar entre si segmentos, e principalmente na conclusão apressada de um filme que nunca ter verdadeiras personagens.
Na realizaçao Hallstrom pode ser conhecido como o veterano realizador de adaptaçoes literarias emotivas ao cinema. Tem a sensibilidade para dar os pontos fundamentais a este nivel ao filme, mas já não esta aqui para grandes invenções esteticas.
No cast os protagonistas são os animais que funcionam muito bem na voz de Gad, que tem uma ironia infantil na voz que funciona nos propositos do filme. Em termos do resto podemos dizer que o filme nunca exige grandes executantes.

O melhor – Alguns apontamentos de humor muito isolados.

O pior – A forma como o filme descobre a determinado momento que já esgotou o tempo e ainda tem que resolver a sua intriga


Avaliação . - C

No comments: