Sunday, April 09, 2017

Life

Filmes de guerra e sobrevivencia sempre foi algo que agradou ao cinema quer americano quer de outros paises pela forma como conseguem contextualizar a sobrevivencia humana. Este é mais um filme com este conceito numa co produção americana e europeia. Normalmente estes filmes tem uma ambição mais critica, mas neste caso os resultados foram escassos com avaliações essencialmente medianas. Comercialmente so esta semana o filme viu a luz do dia em termos do mercado americano, pelo que o resultado ainda é pouco esclarecedor embora tenha estreado em muito poucos cinemas.
A ideia do filme pese embora não seja original e capaz de funcionar na forma como ao mesmo tempo nos dá um filme de ação simples, de sobrevivencia, parecido, mas ainda mais dificil do que James Franco fez em 127 horas, e um lado de retrospetiva de vida, de forma a conhecermos melhor quem e a personagem que ali esta. Alias as influencias do filme de Boyle na estrutura deste filme são imensas, mas claro que no resultado final, uma coisa é ter um dos mais creativos realizadores de hollywood outra coisa e ter dois Fabios com muita vontade mas ainda com pouca experiencia.
Dai que o filme mesmo tendo aspetos positivos como o seu twis final, que acaba por ser interessante e simbolico, mas ao longo do tempo varias vezes nos passa pela cabela essa possibilidade. Em termos do restante é filme sempre muito mais funcional na questão da sobrevivencia, da acção pura, do que propriamente quando quer entrar no passado da personagem onde se torna mais confusa e menos dinamica, mas e obvio que esse seria sempre o ponto mais dificil do filme.
O resultado mesmo assim e um filme com alguns motivos de interesse, que mesmo não sendo uma obra original e ter influencias demasiado declaradas acaba por ter bons momentos de sobrevivencia. Perde claramente quando comprado com filmes parecidos e que obviamente acabam por ser mais coesos na sua totalidade.
A historia fala de um soledado que a tentar fugir da morte, acaba por pisar uma mina, ao perceber disso, tenta ali permanecer de forma a conseguir ajuda para não morrer com a explosão. No tempo de espera acaba por ter de defrontar os medos criados ao longo da sua vida.
Em termos de argumento eu penso que historias como esta de desafios plenos ao ser humano funcionam principalmente em filmes criativos. Este filme no argumento tenta ir mais longo do que propriamente consegue. No plano de acçao central o filme até é competente, tendo muitas mais dificuldades no passado e na caracterizaçao em si da personagem.
A dupla de Fabios que tomou conta deste filme, ainda desconhecidos no cinema, tem um trabalho interessante, arriscado, em condições nem sempre propicias a muita arte. Tem o problema de outros mais experientes e por ventura mais competentes já terem feitos filmes semelhantes.
Um filme como este pede uma interpretação potentissima ao seu protagonista, e não sei se Hammer e neste momento um actor tao completo para um papel deste. O filme necessitava de mais corpo, mais entrega, e penso que nem sempre Hammer consegue levar o filme para altos niveis de interpretação.

O melhor – Apesar de esperado o signitifado do twist final

O pior – Nem sempre o passado e bem integrado no presente


Avaliação - C+

No comments: