Saturday, April 01, 2017

Monster Trucks

É dificil um filme ser lançado quase dois anos depois do primeiro prognóstico de lancamento, sendo ainda pior pelo facto de uma analise financeira apurar que grande parte do prejuizo da sua produtora esteve relacionado com esta produção. Por tudo isto é facil explicar a razão pela qual este filme mal amado, com um investimento de mais de cem milhoes estreou silenciosamente em Janeiro, numa aceitação do mesmo como um floop. Comercialmente o filme nos EUA foi mediocre, sem ser um desastre, pese embora a pouca expansao mundial acabou por complicar e muitos os resultados globais. Em termos criticos a mediania inferir da maior parte das avaliações tambem acabou por não se tornar grande cartão de visita.
Sobre o filme é dificil perceber que com este guião e cast esperassem deste filme um sucesso instantaneo, até podemos dizer que os seres criados para o filme, os ditos monstros ate tem um lado familiar de animação que poderia resultar, mas tudo o resto é uma homenagem clara a serie B, aos filmes familiares pouco trabalhados de domingo a tarde, que poderia resultar caso não fosse o elevado numero de dinheiro investido numa obra tão simples e algo repetitiva como esta.
Parece-me obvio que se tarta de um filme mais para crianças na tradição de outras obras entre pessoas e outros seres que existiam nos anos 80, mas que com o desenvolvimento do cinema e com outra atualidade acabou por desaparecer. Dai que este filme pareça pouco, mesmo sendo facil assumir a sua naturalidade e a homenagem a um cinema familiar mais tradicional, acaba por nunca ser um filme vistoso nem nos efeitos especiais e muito menos na narrativa linear extremamente previsivel.
Enfim este seria um filme que poucos dariam por ela, talvez os juvenis perceberia o seu proposito, não fosse um investimento maior de uma das grandes produtoras de hollywood que acaba por esse facto de dar um rotulo de floop rotundo a um filme que penso que inicialmente ate teria um bom proposito, mas claramente fora de tempo e de orçamento.
A historia fala de um jovem ajudante de sucata que encontra um estranho ser, que foi capturado do interior da terra, percebendo as suas propriedades vai tentar ajudá-lo a ir para o seu habitat natural conseguindo escarar de uma empresa com outros interesses para os mesmos.
Em termos de argumento é um filme totalmente simples, um tradicionalismo serie B, que era muito comum para preencher as tardes familiares com filmes serie B. Temos personagens e dialogos lineares e desde o primeiro minuto sabemos o que vai acontecer nos momentos seguintes, mas parece que o filme nunca esconde esta formula.
Na realização Chris Wedge foi sempre um realizador relacionado com o cinema de animação que tentou aqui o seu primeiro Live Action, parece não ter saido do mesmo publico alvo, em termos de trabalho em si pobre, para um filme com tanto gasto não conseguimos perceber onde tal dinheiro foi usado, e a nivel de dimensão nunca consegue ser um filme sequer mediano.
Fazer um filme deste valor e apostar num cast tão pobre e o primeiro caminho para o fracasso, claro que temos figuras conhecidas mas completamente fora de forma. A entrega da liderança do guião a Luccas Till parece precoce para um actor que por um lado não me convence em termos de carisma e isso já tinha sido testado noutros filmes.

O melhor – A simplicidade do filme familiar tradicional

O pior – O investimento nunca ser visivel em nenhum aspeto do filme
~


Avaliação - C

No comments: