Tuesday, November 01, 2016

Nine Lives

Quando um realizador ultrapassa o seu período aureo em termos comerciais, e não consegue criar uma entidade independente na industria e das produtoras, é sinal que é uma questão de tempo a ficar desatualizado e poucos se lembrarem do que realmente ele fez de importante para o cinema. Isso é claramente o caso de Barry Sonnenfield. Que este ano surge com este filme produzido com dinheiro europeu, e cujos os resultados foram absolutamente desastrosos, criticamente algo que não foi novidade na sua carreira, mas principalmente comercialmente, num filme apostado para os mais pequenos.
Sobre o filme é obvio que os animais falantes foi sempre uma tradição do cinema para os mais pequenos que com o passar do tempo tiveram outro tipo de filmes mais elaborados e que conduziu a que naturalmente este tipo de abordagens passassem automaticamente para serie B. Dai que seja surpreendente que um realizador ainda com um sucesso existente e principalmente um actor como Kevin Spacey tenham abordado este projeto que é mesmo aquilo que acima dissemos um previsivel e basico filme de serie B, onde quase nada é diferenciador de tudo o que já foi feito.
Posto isto a unica coisa que poderia salvar o filme era o seu primor tecnico o que neste caso também não existe as expressões do felino são repetitivas e os sons por si imitidos são pouco realistas e também eles repetitivos, e assim um filme destes quando não trás novidade ao que já foi feito em meados dos anos 80 e talvez com um contexto mais trabalhado e com o mesmo nivel produtivo apenas poderá resultar num total desastre a todos os niveis que este filme acaba por ser.
Mas tudo e ainda pior quando vimos actores principalmente como Spacey e Walken ter que entrar nestas produçoes, actores com historia com capacidade mas que fruto de uma outra ma escolha necessitam de aparecer e têm de dar nome a titulos tão vazios e sem interesse como este, faz me questionar muito as razões de uma industria onde um filme como este tem expansao wide e filmes muito mais trabalhados e originais não tem tanta visibilidade.
A historia fala de um empresario com muito dinheiro, mas que apenas liga aos negocios que apos um acidente se a sua mente ir para o corpo de um gato que ofereceu contra o seu gosto a sua filha, enquanto observa que a sua empresa esta em perigo.
EM termos de argumento o filme é do mais basico que me recordo, ou seja quando nos vem a ideia um filme de domingo a tarde com animais falantes temos a ideia que o minimo exigido em termos de contexto e argumento e isto que o filme nos dá sem mais.
Por outro lado no que diz respeito a realização Sonnenfield teve bons filmes, alguns sucessos outros completamente ao lado, aqui denota-se que não passa bons momentos, nunca consegue tecnicamente ou na abordagem dar alguma coisa ao filme, num genero onde normalmente apenas filmas completos desconhecidos.
Por fim no cast ver Spacey numa forma interessante na televisao apenas ter espaço no cinema em comedias ou filmes como estes é para mim um dos maiores enigmas do cinema pois e para mim um dos melhores actores vivos de hollywood, neste filme é deprimente ver um actor com tantos recursos guardados numa mochila porque o filme poderia ser interpretado por qualquer actor sem experiencia. Ou seja um claro despredicio de recursos.

O melhor – A curta duração do filme

O pior – Ver Spacey num filme como este


Avaliação - D

No comments: