Friday, November 11, 2016

War Dogs

Desde o sucesso de The Hangover que Todd Phillips se tornou no mais reconhecido realizador exclusivamente de comédia, reunindo não só sucessos comerciais mas também alguma força critica o que é bastante difícil principalmente no mundo da comédia. Este ano Todd Phillips tentou, sem perder a ligação à comédia tentar ir mais longe concretamente no que diz respeito à abordagem de uma historia real. Se criticamente as coisas nem correram mal, com avaliações medianas com tendência positiva, o pior foi mesmo comercialmente onde o filme ficou muito longe dos maiores sucessos do realizador, fazendo pesar, na minha opinião a falta de uma clara figura de cartaz nos protagonistas do filme.
SObre o filme, confesso que não é daqueles filmes faceis de avaliar, parece-me que se por um lado se denota uma maior maturidade e alguma originalidade na abordagem de Phillips, na forma como conjuga sempre bem a banda sonora com cada momento do filme, na forma como balança sempre ao longo do filme as diferenças entre as persoangens, mas por outro lado parece-me claro que é um filme com muita dificuldade de se assumir num genero concreto, ou seja entre a denuncia de algo real e a comédia simples, território mais usual do realizador, o que resulta numa mistura nem sempre o mais bem conseguida principalmente no balanço de ritmos.
Mas é claro que o filme tem momentos bastante originais, de uma abordagem actual, criativa de um tema como o que fala, que é o tráfico de armas para fins militares. E isso Phillips parece claramente dar um salto qualitativo na forma mais do que no conteudo, obviamente não sera o melhor filme de Phillips mas em termos gerais é o ambicioso, ou não fosse a adaptação de uma história real, com contornos politicos.
Do lado negativo penso que para um filme como este, Phillips poderia e deveria ter escolhido actores diferentes, mais adultos, mais versáteis, mais desligados da comedia, porque a determinadas alturas observamos que determinadas piadas do filme não tem sentido, e parecem retiradas de uma comedia noir feita de base e nao o relato de uma história real. O filme poderia ser descontraido, mas não precisava de ser tonto em diversos momentos com situações sem grande sentido, muitas vezes sem piada e que apenas pareciam sublinhar que o filme se queria afirmar como uma comedia.
A historia fala de dois amigos de infância com vivencias e personalidades completamente diferentes que se unem numa empresa de forma a fazer tráfico de armas e munições para municiar frentes armadas suportadas pelo exercito americano.
Em termos de argumento o filme tem uma abordagem interessante, principalmente na forma como tenta que uma historia real seja mais que isso na forma como vai dando adereços que potencializam a historia em si. Perde por muitas vezes não encontrar o balanço certo entre o lado exclusivamente comico com aquilo que esta a ser comunicado.
Eu confesso que longe de ser o mais marcante filme de Todd Phillips e para mim um dos seus melhores trabalhos de realização, principalmente por alguma maturidade no tema, sem nunca perder a capacidade de jogar com os elementos mais descontraídos, de uma banda sonora para cada momento, e para momentos de uma realização dinâmica e de assinatura.
Penso que no cast o filme tem problemas, se o lado mais inocente de Teller ainda pode funcionar para alguns dos objectivos do filme, embora me pareça que o actor ainda tem alguma falta de carisma e intensidade em alguns momentos, Hill apenas surge no filme com objetivos cómicos o que para um filme que em momentos se tem que levar a serio não funciona. para isso contriubui uma personagem totalmente esteriotipada e mais que isso uma construção pouco completa de um actor que penso que tem muitas dificuldades quanto se pede outro registo.

O melhor - A banda sonora e a forma como a mesma entra no filme.

O pior - Hill

Avaliação - C+

No comments: