Thursday, November 17, 2016

Pete's Dragon

Nos últimos anos a Disney tem apostado em tornar algumas das suas histórias conhecidas dos mais pequenos em filmes de real action. As historias mais conhecidas tem sido lançadas em plena febre da epoca alta, enquanto outras acabam por estrear de uma forma mais silenciosa, em meses menos fortes como foi o caso deste filme. Em termos de resultados o filme conseguiu os seus objetivos, boas avaliações criticas o que acaba por ser uma necessidade da qualidade disney e em termos comerciais tendo em conta o mês de estreia podemos considerar os resultados aceitáveis se bem que longo do padrãs disney.
Sobre o filme podemos dizer que a Disney sempre nos habitou a filmes com emoção, graça e técnicamente inovadores, neste filme temos muito pouco destes elementos com excepção do primeiro. Se em termos emotivos e principalmente na forma ternurenta como a relação central é caracterizada e filmada o filme funciona, por outro lado para um filme para mais pequenos parece que o filme tinha espaço para mais graça, para mais descontracção o que acaba por nunca ter, tornando-se um filme maçudo para os mais pequenos já que a meia hora inicial e um conjunto de interações entre o menor e o dragão sem fala e repetitiva. Por fim em termos técnicos também me parece claramente que se trata de um filme menor da disney, o efeito do Elliot está longe de ser convincente parecendo quase sempre uma animação basica num filme real.
Por tudo isto parece-me que o filme é demasiado pequeno nos seus elementos principalmente quando comparado com outras adaptações da Disney, se bem que todos sabemos que em termos narrativos a historia é a conhecida e pouco ou nada se poderia alterar, mas nos adereços e principalmente técnicamente parece um filme pouco potenciado e quase sempre com os elementos necessários em dose muito limitada.
Claro que podemos sempre pensar que se trata de um filme para crianças que é a adaptação de uma historia antiga, e nisso claramente que temos fidelidade ao original, também é verdade que não tentar ser engraçado é melhor do que tentar ser e não funcionar, mas a ideia que fica é que com a Disney a tentar dar potencial a esta historia, com o leque de atores em questão o filme deveria ser bastante mais marcante do que uma obra de visionamento rápido.
A historia do filme é a conhecida do Pedro e o Dragão, o menino selvagem que é criado com um dragão na montanha, até ao momento em que acaba por ser encontrado e conduzido para uma familia o que coloca a descoberto o seu amigo.
Em termos de argumento o filme é demasiado básico, limita-se ao estritamente necessário, falta-lhe alguns elementos que normalmente a Disney coloca nos seus filmes, principalmente personagens mais profundas, sentido de humor e alguma actualidade. Resume-se assim uma adaptação simples da história conhecida.
David Lowery é um realizador que vem do cinema independente com bons resultados criticos, aqui na passagem para grande estudio podemos dizer que esperavamos mais autor, o filme é demasiado simples, nem sempre os efeitos especiais são os melhores, e salva-se pelo contexto de interior americano verde que dá boas paisagens mas pouco mais. O filme é recheado ainda de incongruências temporais e de lógica de espaço.
Em termos de cast o filme é rico, ter no mesmo filme Dallas Howard e Refdord podemos dizer que é muito bom para um filme de crianças que nunca pede muito aos seus protagonistas. Nos mais pequenos parece obvio que Oona Laurence tem mais carisma e mais atributos do que Oakes Fegley, o que contradiz o facto do segundo ser o protagonista do filme.

O melhor - Quem gosta da fidelidade da história de base.

O pior - Os efeitos especiais e as incongruências temporais e de espaço.

Avaliação - C

No comments: