Sunday, November 06, 2016

Ouija: Origin of Evil

O género terror é de todos os que anualmente lançam diversos produtos, aquele que a sua forma de desempenho mais dificil é de perceber. E desde logo podemos começar com este filme, seria sempre dificil um filme o primeiro Ouija ter uma sequela desde logo porque criticamente foi um desastre e comercialmente foi apenas razoavel. Mas com um novo realizador já conhecedor do genero existiu uma nova aposta que ate ao momento parece ter resultado, criticamente o filme conseguiu boas avaliações algo que tem sido comum de uma forma estranha a quase todos os filmes do genero lançados este ano. Comercialmente ainda em curso os resultados ficaram muito proximos do primeiro produto.
Eu confesso que não sou fã de filmes de terror porque acho que na essencia eles tem quase todos os mesmo argumento mudando apenas o estilo. Entao quando surgem sequelas basicamente temos uma ou outra personagem repetida, podemos mudar a roupagem mas na essencia o filme e uma repetiçao de cliches que e claramente o que aqui acontece, previsibilidade, muito tempo para entrar no terror propriamente dito, e dai para mim ser muito estranho estas boas avaliações quando outros filmes iguais acabam por não a conseguir ter.
O unico ponto diferenciado que pode ser encontrado no filme e a realização e a boa contextualização de epoca, ai sim o filme consegue ser tradicionalista, e a abordagem da prequela tem cada vez mais sido comum muito por esta possibilidade, algo que ninguem consegue fazer como James Wan, mas que com o tempo tem sido cada vez mais comum e aqui temos claramente essa descendencia, que embora peque por ser pouco original, certo e que o filme e muito do que tenta ser.
Assim sobra uma repetiçao de uma historia, com alguns promenores principalmente de produçao e contexto diferentes que tornam o filme ligeiramente mais promenorizado mas em termos reais tudo e a repetiçao do primeiro filme, mas acima de tudo de outros filmes, e quando o terror não impressiona ou não traz nada de novo dificilmente pode ter algum relevo.
A historia vai ao inicio do jogo, quando uma familia constituida por uma mae viuva e duas jovens tentam contactar com o falecido pai e abrem o jogo para quem menos esperavam.
Em termos de argumento a constancia do espirito maligno e a sua prepetuação por diversas personagens foi ideia de base para centenas de filme, alguns deles já este ano, dai que a repetição constante da estrategia denota bem alguma falta de ideia que passa pelo cinema. Em termos de argbumento nada se encontra de novo neste filme.
Na realizaçao podemos dizer que Mike Flanagan, que já tinha tido alguns sucessos no terror percebeu bem o que funciona normalmente nos filmes de Wan e deu-lhe uma roupagem parecida, perdendo por não ser original e por repetir um produto que outros já tinham testado, mesmo sendo esta a unico upgrade relativamente ao prmeiro filme.
Em termos de cast o terror e um terreno ou para desconhecidos a procura de um lugar de destaque ou para pessoas que já tiveram os seus momentos e agora não conseguem encontrar rumo, porque e um genero que nada exige aos seus interpretes e neste filme e mais do mesmo.

O melhor Algum upgrade na realização.

O pior – Porque razao repetiram a ideia



Avaliação - D+

No comments: