Saturday, November 12, 2016

Kubo and the Two Strings

Num cinema de animação claramente dominado pelos grandes estudios nos ultimos anos alguns menores tem tentado ganhar o protagonismo atravez da diferença. Neste particular a Laika Studios tem arrojado com os seus complexos stop motion que conseguem como no caso deste filme obter uma excelente recepção critica, das melhores em termos de animação no presente ano, mas que em termos comerciais talvel pela sua complexidade não consiga chegar tão perto, principalmente dos mais pequenos.
Sobre o filme podemos desde logo dizer que em termos produtivos é uma das animações mais complexas e com um dos resultados mais surpreendentes que há memoria no mundo da animação, o empenho, o trabalho, a precisão e o detalhe que o filme tem para um stop motion e algo de nos deixar boquiaberto com o trabalho e com o resultado final, e isso tem de ser de longe o grande sublinhado desse filme, ou seja a produção e a dificuldade do filme.
Mas claro que todo o filme depende daquilo que conta, e se a mensagem é claramente positiva, o que é importante para um filme de animação, em termos de argumento o filme tem algumas dificuldades, desde logo no seu inicio, demasiado apagado, demora muito tempo a adquirir intensidade o que pode ser bastante danoso junto da população mais pequena. Por outro lado e algo sombrio o que tambem poderá afastar os mais pequenos. Contudo com a introduçao da macaca do besouro o filme ganha aquilo que um filme de animação tem que ter intensidade de acção, e humor, muitas vezes com graça, o que conduz o filme para um final mais moratío do que espetacular.
O resultado contudo global do filme é bastante interessante principalmente na forma como o filme consegue conciliar um desenvolvimento tecnico impressionante, com um bom conjunto de vozes, e com uma historia que não sendo das melhores em termos de animação cumpre. Parece-me claramente que o excesso de duração e o seu inicio lento não benificia o filme.
A historia fala de um jovem contador de hitorias que apenas vive com a mãe num estado psicologico de catatonia que de repente tem de encontrar as peças de guerra do seu pai, para conseguir resistir as investidas de um malevolo avo e das suas tias.
Em termos de argumento e principalmente comparando com outras vertentes do filme, não estamos na primeira linha, ou seja, temos uma historia simples, por vezes com bom humor, principalmente a partir de metade do filme, mas que não particularmente grande novidade. A forma como o filme demonstra as suas linhas morais parece demasiado direta, já que durante grande parte do filme não temos a percepção do que o filme nos vai ensinar.
Em termos de realização e produçao, este Kubo e dos filmes tecnicamente e mesmo em termos de evolução e grandiosidade mais impressionantes que me recordo. Ao optar pelo Stopmotion podemos dizer que é absolutamente impressionante o que assistimos, e que demosntra que com mais trabalho no argumento esta produtora pode competir com qualquer uma.
No cast de vozes podemos dizer que o filme escolhe e encaixa perfeitamente as vozes de Theron, McConaughey, Fiennes e Mara em cada uma das personagens, sendo as ultimas duas de actores com uma interpretação vocal de primeira linha.

O melhor – A qualidade produtiva

O pior – A excessiva duração


Avaliação - B-

No comments: