Tuesday, November 08, 2016

Hands of Stone

Se existe género desporitvo que resultou ao longo do tempo em diversos filmes de grande qualidade, foi o boxe, se nos lembrarmos nos ultimos anos de filmes como Rocky e principalmente como Touro Enraivecido percebemos que talvez o boxe foi o unico desporto que resultou em obras eternas do cinema. Ultimamente mais que guiões originais tem surgido biopic de alguns dos melhores lutadores da historia, sendo que este ano,e  com um clima muito sul americano surgiu este filme sobre Roberto Duran. Os resultados criticos do filme foram medianos, talvez por estrear numa epoca demasiado indiferente, comercialmente com a pouca expansão que teve, pese embora tenha estreado em wide, podemos considerar os resultados como normais.
Este filme, tem todos os lados de um biopic, por um lado é um filme de altos e baixos na personagem, algo que se reflete na forma matura como o filme consegue analisar algumas partes e tem muitas mais dificuldades na forma de analisar outras, balançando na forma como a personagem se balança, que na sua caracterização e nas suas particularidades o filme funciona, e nos seus desiquilibrios que penso que o filme é demasiado ficcionado, principalmente na forma como este acaba por parecer nos dar duas vertentes demasiado distintas da mesma personagem.
Por este mesmo facto parece mais um filme com coração do que por vezes do que razão, embora seja de sublinhar a capacidade do filme manter o seu ritmo e tornar um biopic num objetivo suave, de entertenimento, bem produzido, que muitas vezes consegue com o seu protagonista, tenha altos niveis interpretativos, e mais que isso algum equilibrio entre o melhor de uma pessoa, algo que todos têm de ter.
Por este mesmo facto e não sendo um biopic para a eternidade igual a alguns que já tiveram lugar é um filme competente, com defeitos declarados, mas que acaba por conseguir prender o espetador a uma historia, por vezes previsivel, que embora nos dê as duas faces da medalha por vezes nos pareça demasiado positiva, e com demasiados atalhos, mas que principalmente em termos narrativos, de entretenimento e principalmente na forma como o filme acaba por ser simples acaba por funcionar.
A historia fala sobre a subida ao sucesso do heroi do boxe do panama Roberto Duran, desde o tempo de pobreza extrema até ser campeão do mundo de boxe, sempre ao lado da sua mulher, que desde cedo se tornou a sua companheira, ao longo das oscilações de quem não estava preparado para tanto sucesso.
O argumento é simples, podemos dizer que diversas vezes é mais romantico do que propriamente descritivo ou factual, que por vezes trabalha em tornar o filme mais apetecivel como obra de entertenimento, mas o cinema acaba por ser isso, e na forma como as personagens funcionam individualmente e em conjunto poderemos facilmente dizer que se trata de um argumento objetivo.
Na realização Jakubowicz realizador venezuelano, acaba por cumprir, principalmente pela forma metódica da sua realização, sem tentar dar grandes passos. Grande parte do tempo, principalmente nas sequencias de boxe, poderia ter maior arrojo, maior creatividade, mas para um jovem realizador fora de hollywood ter De Niro no cast não deve dar espaço para muito mais.
No cast tem alguns dos melhores apontamentos do filme, Edgar Ramirez tem aqui um dos seus melhores papeis desde que se tornou vincado no cinema mundial, intenso, fisicamente disponivel, carismático, talvez com o filme com melhor avaliações poderia estar presente em algumas listas de designados, mesmo De Niro, que tantas vezes nos tem brindado com prestações mais simples e discutiveis, tem aqui um papel maduro e interessante, penso que é no cast que o filme tem as suas mais valias.

O melhor - Edgar Ramirez

O pior - O filme ter diversas oscilações de congruência na personagem central

Avaliação - C+

No comments: