Sunday, November 06, 2016

A Monster Calls

A forma como ao longo do tempo alguns realizadores espanhois conseguiram algum espaço na industria de hollywood faz perceber a qualidade do cinema espanhol, principalmente na forma creativa como alguns realizadores conseguem fazer sublinhas as suas ideias verdadeiros passaportes para outros voos. Nos ultimos anos um desses realizadores foi J A Bayona que depois do sucesso do espanhol orfanato, conseguiu entrar na corrida aos oscares com o seu Impossible, e que aqui tem a estreia no genero fantastico com criticas interessantes, pese embora me pareça que pelo estilo do filme a entrada na corrida aos oscares não seja facil Comercialmente em face de so agora ter tido estreia em alguns circuitos e apenas no final do ano ter a estreia nos EUA, e completamente impossivel fazer qualquer tipo de previsão.
Sobre o filme, podemos dizer que para um filme de fantasia o tema não podia ser mais pesado, ou seja temos um filme que inicialmente começa demasiado silencioso, de uma forma escura, que ao longo do tempo vai dando as suas partes, nem sempre sendo facil as ir juntando, parecendo muitas vezes dificil perceber qual o objetivo do filme todo, o certo é que no seu climax percebemos a dimensao da mensagem, onde o filme quer chegar, e saimos do cinema com reação do corpo, de um filme complexo, emotivo, e com um tema de tal forma pesado que nos deixa absolutamente anestisiados, e essa capacidade de transmitir este tipo de sensações so e possivel com um filme de bom nivel.
Claro que quando vamos ver um filme de fantasia, com monstros e essas coisas esperamos mais entertenimento ou que este seja mais objetivo, isso não acontece principalmente na primeira parcela do filme, tudo é negativo, e o filme trabalha bem isso, porque é um filme sobre a perda, que não quer ser simpatico mas sim realista mesmo que isso faça o filme ser demasiado triste. O maior problema do filme passa em por vezes ser demasiado cinzento principalmente na sua parte inicial, e por vezes não ser facil mesmo no final ver o paralelismo da historia inicial com aquilo que a personagem tem que entender.
Mas e claramente um dos bons filmes do ano, que consegue misturar generos de uma forma interessante, da forma que sem contar consegue envolver o espetador, com uma historia intensa, pesada, muito bem interpretada, e que consegue no final, ter o lado emotivo, o lado simbolico que tras ao filme um sublinhado bastante interessante. Podera não ter a dimensao de um filme de oscar, mas e claramente um filme a assistir.
A historia fala de um menor, que tem uma vida demasiado cinzente, por um lado a mãe esta com uma doença terminal e é vitima de bullyng na escola, sendo que o seu futuro e residir com uma avo bastante rigida, tudo resulta na relação com um estranho monstro da arvore.
Em termos de argumento o filme é interessante, com base numa historia criativa, com signitifado literario, o filme consegue tirar o melhor da historia, no sublinhado da mensagem, mesmo que me parece que a este nivel nem sempre e um filme com ritmo equilibrados, e com as personagens totalmente aproveitadas para o filme. Excelente a personagem central.
Bayona nos tres filmes mais conhecidos conseguiu demonstrar diversas caracteristicas que fazem dele um excelente realizador, realismo, diversidade e mais que isso intensidade, o que fez em tres filmes tao diferentes so esta ao alcance de um prodigio e esperamos que hollywood lhe de oportunidades pois estamos perante um dos realizadores em melhor forma do cinema europeu.
No cast temos interpretações de primeira linha em todos os interpretes mas com maior destaque para o jovem MacDougall com uma das interpretações mais intensas e complicadas em termos juvenis dos ultimos anos, o jovem preenche o ecrá, é versatil, é subtil, e intenso é dramartico tudo que me parece sublinhar uma interpretação que poderá merecer mais que elogios na epoca dos premios. Em termos de secundarios excelente presença de Jones, uma actriz em clara ascensão em Hollywood e que parece estar a criar alicerces para uma carreira de primeira linha, com outro filme este papel poderia lhe valer uma entrada na luta pelos oscares, contudo este tipo de hitoria não é habitualmente o mais apaixonante para as academias.

O melhor – A forma como o filme consegue conjugar generos tao distintos

O pior – Nem sempre ser obvia a mensagem e a historia, em alguns segmentos


Avaliação - B

No comments: