Sunday, November 13, 2016

The Wild Life

Cada vez mais assistimos a produções europeias de animação baseadas na forma como os grandes estudios americanos produzem os seus maiores sucessos. Contudo normalmente os resultados sao bem diferentes. Este ano uma produçao belga e francesa reinventou a historia de Robinson Crusoe. O resultado comercial e critico foi um desastre para um filme que pareceu conseguir o mais dificil que foi uma expansao grande do filme nos EUA.
Sobre o filme podemos dizer que se em termos produtivos até já conseguimos encontrar alguma qualidade nas produções europeias, na forma como conseguem com um aspeto realista criar não so seres humanos mas tambem circunstancias como à chuva e o molhado, em termos narrativos o que serapara a industria de hollywood das restantes em termos de animação é gigantesco. Ou seja aqui apenas podemos contar uma historia sem nunca esperar uma moratória associada de referência, um ensinamento um valor moral, e este filme é mais uma prova dessa diferença.
Mas o problema deste filme não é apenas esse, o que temos visto é que na falta de ideias originais para animaçao estes estudios tem adoptado versões de historias conhecidas ligeiramente alteradas, mas que caem no erro de alterar o que é historico e o que foi marcante, como é o caso deste filme, alegadamente sobre Robinson Crusoe, que mais não é do que um mau madagascar numa ilha deserta, sem a graça e sem a força das personagens que os filmes de hollywood de animação conseguem ter.
E visto as dificuldades quer na linhagem narrativa central, quer na forma como a mensagem também quase não existe sobrava analisar a decoração, os promenores, as curiosidades que o filme nunca tem, nem faz qualquer esforço para ter, é um filme direto, nâo perde tempo em embelezamento circunstancial, o que numa boa historia poderia ser dispensavel, num filme sofrivel como este era o que poderia dar um condimento que o tirasse de uma total mediocridade.
O filme fala sobre uma abordagem à historia de Robinson Crusoe, desde o seu naufrágio até a forma como o mesmo acabou por se adaptar aos animais já ali existentes, ao mesmo tempo que tem que lutar contra a ameaça de um conjunto de gatos que desejam vingança.
Em termos de argumento o filme é pobre, enquanto adaptação de uma historia que dela apenas tem o nome da personagem, e enquanto historia construida de base, basicamente temos tudo de uma forma muito minimalista, perdendo ainda mais pela falta de uma mensagem na sua historia.
Em termos produtivos existe pontos onde já existe uma aproximação entre a europa e os EUA em termos do realismo e dos efeitos das suas animações, aqui principalmente a àgua e o molhado são bem trabalhado, já o fogo ainda não conseguiu ser plenamente trabalhado por os estudios europeus, pelo menos o que vimos neste filme.
Em termos de vozes sem grandes figuras, penso que o filme destaca pouco esta componente, as personagens também são demasiado vazias para grandes nomes poderem dar outra dimensão, e nisso o filme ate foi inteligente em economizar cache.

O melhor – Alguns efeitos produtivos como a chuva.

O pior – Adaptar uma historia conhecida tornando-a num cliche sem qualquer conteúdo moral


Avaliação - D+

No comments: