Saturday, July 23, 2016

The Purge: Election Year

The Purge é talvez uma das sequelas de terror, pelo menos terror psicologico que melhores resultados e consistencia teve nos ultimos anos quer do ponto de vista comercial, onde todos os filmes tiveram resultados aceitaveis, mas acima de tudo do ponto de vista critico onde nenhum dos tres filmes obteve reaçoes negativas. Neste terceiro capitulo e a aparente conclusão os resultados foram na essencia semelhantes aos outros todos com criticamente a entrar numa mediania que não causa qualquer dano ao resultado do filme, e comercialmente sustentavel com resultados interessantes de bilheteira, principalmente para um filme que tem a coragem de estrear no periodo mais forte dos lançamentos das produtoras.
Sobre a serie começou por dizer que gostei do primeiro filme, e da ideia apocalitica do mesmo, mas que no segundo filme penso que e basicamente a repetiçao da ideia num filme claramente mais serie B, o que neste filme ainda é mais agudizado tornando tudo numa especie de ritual que acaba por perder o apontamento mais importante do primeiro filme, ou seja a claustrofobia, mas por outro lado tornou-se nu maior freak show.
Eu penso que este e ligeiramente o pior filme de todos, já que nos parece claramente que a ideia de seguir personagens random da passagem do primeiro para o segundo filme deixou de fazer sentido, o que acaba por fazer que o primeiro filme seja completamente solto dos seguintes e a triologia não funcionar como isso. Para alem desse facto temos um filme claramente mais previsivel e que para impressionar tem de recorrer ou a rituais satanicos ou a uma agressividade gratuita que acaba por me parecer muito pouco para um filme que ainda tem algumas ambiçoes de bilheteira.
Muitos dizer que e o caminho para o filme do The Purge, mas parece claramente que isso so surge neste ultimo filme que poderia ser completamente independente do segundo e ter ai uma estrutura de fundo maior, do que basicamente repetir personagens que não tem estrutura para um filme quanto mais para duplicar. Ou seja em termos gerais e o aproveitamente sucessivo de uma ideia de base e de filme para filme nunca existe nada de relativamente novo a não ser potenciar o efeito do que tinha funcionado nos filmes anteriores.
A historia segue leo Barnes a personagem central do segundo filme, que aqui vai ter de proteger uma candidata a presidencia que tem como promessa terminar com o The Purge o que vai conduzir a uma guerra politica entre duas façoes na noite mais sanguinea do ano.
Em termos de argumento toda a base do filme está nos filmes anteriores, aqui temos mesmo muito pouco de novo, ou seja temos um filme que divide entre gato e rato na noite, muito sangue e poucas personagens, numa base cada vez mais vazia, e um argumento que nada tras de relevante ao que os outros filmes já tiveram.
Uma das mais valias de toda a triologia e serem todas realizadas por DeMonaco o pai da serie e que a adoptou ate ao fim, em termos de realizaçao com o uso de mascaras e transformar numa especie de holloween sanguineo transforma o filme num freak show que funciona no impacto visual, mesmo assim parece obvio que foi um filme demasiado repetitivo ate na realiaçao.
Em termos de cast o filme segue o estilo do seguindo abandonando as figuras mais mediaticas que estiveram no primeiro filme, aqui Grillo e o lado mais fisico e bruto que o filme necessita e Mitchel encarna bem na pacifista, num filme pouco dificil para os actores e que por isso não concentra recursos nesta componente.

O melhor – Ainda a ideia de base ser assustadora

O pior – A ideia se ir esvazeando sem qualquer reciclagem filme apos filme


Avaliação - C-

No comments: