Saturday, July 02, 2016

The Angry Birds

Era uma questão de tempo até ao jogo mais conhecido do mundo dos tablet tivesse o seu lançamento em filme de animaçao. A produçao ficou a cargo da Sony, uma das outsiders entre os monstros da animaçao, mas o excelente nipe de vozes e acima de tudo o sucesso massivo dos bonecos faziam deste filme um sucesso esperado. Os resultados foram duais, em termos criticos o facto de não ser de uma produtora major de animaçao redundou numa mediania quase negativa que não serve de boa propaganda para o filme que mesmo assim conseguiu resultados consistentes de bilheteira principalmente fora dos EUA, mas fica a impressao de que com outro valor critico o filme poderia ir mais longe.
Sobre o filme, todos os filmes baseados em jogos tem uma campo de trabalho muito diminuto e o facto deste jogo ter diversos fas tornava tudo mais dificil já que não poderia ir muito para alem daquilo que o jogo é. Nesse parametro parece que o filme consegue ter muito do jogo, nas personagens no efeito das mesmas, no som, e nisso algo que nem sempre é facil temos de valorizar o resultado do filme, já que os fas do jogo conseguem observar tudo que cada personagem da ao jogo e isso por curiosidade funciona por si so.
Claro que em termos de argumento, alcance e mensagem não é um filme que consegue ir muito longe, existia muito mais para dar, não so em termos moratórios e desenvolvimento da linhagem narrativa, mas isso poderia tirar alguns dos promenores que junta o filme ao jogo, e parece-me que nessa opçao o filme funciona assim, mesmo que isso nunca lhe permita narrativa ir muito longe principalmente quando comparado com a maior parte dos filmes disney e mesmo já com alguns dreamworks,
O lado que nos parece que poderia ter sido mais potenciado e o lado humoristico e detalhado do filme, a espaços temos essa tentativa, alguns dos quais ate passa ao lado dos mais desatentos, mas algo tao actual como Angry Birds tinha esse espaço, talvez uma preocupação demasiada nesta natural ligaçao entre o filme e todo o conceito anterior tenha tirado a capacidade de dotar o filme de alguns elementos mais creativos e artisticos e isso acabou tambem por não conseguir que o filme tivesse outro tipo de impacto.
A historia segue em muito a linhagem dos jogos, um territorio de passaros e atacado por um misteriosos porcos verdes, que acabam por roubar todos os ovos para cozinhar, aqui os passaros terao de se unir para recuperar a descendencia.
Em termos de argumento e facil aceitar as criticas ao filme, não e uma historia muito trabalhada em nenhum dos seus pontos, a unica mensagem tem a ver com o excesso de raiva, e no que diz respeito aquilo que poderia ser criado a partir da ideia de jogo e pouco. Tambem em termos humoristicos fica em meio termo, alguns pontos funcionam bem mais que outros.
Na produçao temos uma produçao de primeiro momento, mesmo para uma Sony sem o tamanho de outras produtoras, excelente englobaçao sonora, de um filme com meios, cor e fiel ao jogo que era o mais importante.
O leque de vozes muito relacionada com a comedia, sao na essencia boas escolhas com naturalidade por ser personagens mais apelativa Gad e Dinklage tem o maior merito e sao o maior destaque junto com a curiosidade dos sussurros de Sean Penn.

O melhor – A fidelidade a todas as componentes do jogo

O pior – Ser limitado narrativamente


Avaliação - C+

No comments: