Saturday, July 30, 2016

The Bronze

Sundance tornou-se nos ultimos anos o espaço para experiencias cinematograficas diferentes onde normalmente os filmes mais valorizados se tornam autenticas obras primas de sucesso. Dai que nos ultimos anos o cinema tem estado atento nem só aos vencedores mas tambem a todos os filmes que apostam nesta montra. Um dos filmes que concorreu este ano, sem grande sucesso critico foi este The Bronze, que pese embora não tenha recebido criticas entusiasmantes conseguiu estrear meses depois em Wide nos EUA, com resultados muito desoladores.
Sobre o filme, posso rapidamente dizer que foi um dos filmes que nos ultimos anos mais gargalhadas soltei. É um filme incorrecto com um humor adulto, com uma satira total pelo espirito do interior norte americano, mas e mais que isso e um filme sobre uma personagem com caracteristicas muito vincada, irritante mas que permite que o filme em termos de humor funciona em grande escala, com rebeldia, com um espirito indie e nada convencional que acaba por ser o lado mais original deste mesmo filme.
Muitos podem dizer que em termos gerais se trata de um filme convencional naquilo que a linha central do argumento nos dá, e isso é facilmente aceite por todas as pessoas que vem o filme, mas por outro lado todos os detalhes sao deliciosos, desde o nerd power das personagens, ao uso abrupto de marchendising dos EUA, passando por situações de um humor simplista, poderei dizer que é dos filmes absurdos mais funcional desde Napoleon Dynamit, e isso deve-se acima de tudo pela forma com que o humor funciona em quase toda a duração do filme.
Claro que o lado romantico simplista e a mudança da personagem funciona para tornar o filme mais convencional, trabalhando-o mais do ponto de vista emocional, aqui o filme podera perder alguma coerencia interna para favorecer um filme mais para toda a gente com um happy ending esperado, mas mesmo assim seria pedir demais que um filme conseguisse ser original, creativo e funcional nas suas particularidades e também o ser no geral.
A historia fala de uma jovem atleta que depois de ganhar a medalha de bronze e se tornar a figura mais carismatica da sua pequena cidade, vê-se obrigada a treinar um jovem talento da sua terra em virtude do suicidio da sua treinadora, e que a obrigara a mudar toda a sua forma de ser e as suas comodidades.
Em termos de argumento estamos obviamente perante um filme original, nem tanto na sua simples historia de base, mesmo que o mundo da ginstica nunca seja particularmente tema de base no cinema, mas nos promenores o filme funciona em toda a escala com particular destaque nos dialogos, com uma humor muito forte e em termos da personagem central, que é unica.
A realiaçao do filme a cargo de Buckley e surpreendente, não so na satira de todos os movimentos e da forma como sao captados no filme mas nem que seja por uma das melhores sequencias de sexo alguma vez filmadas com muito humor, antevejo muito futuro.
Em termos de cast a criaçao de personagens muito esteriotipadas pode ser exercicios complicados para o filme que tem em Melissa Rauch a sua maior estrela, a personagem muito bem escrita domina o filme de principio a fim e a actriz aproveita ao maximo esta qualidade para nos dar até ao momento a melhor interpretaçao comedia do ano. No rol dos secundarios Sebastian Stan com um papel interessante e demonstrando versatilidade já que o mesmo nada toca nas suas prestações anteriores.

O melhor – A forma como orginalmente e de uma forma incorrecta consegue ter graça

O pior – A historia de base ser simples.


Avaliação - B

No comments: