
Sobre o filme, desde
logo podemos dizer que é um filme arriscado e politicamente
incorreto, e um biopic que não sega a estrutura e rigida habitual,
basicamente temos dois pontos da vida do autor que jogam em paralelo
com alguma mestria do realizador. Por um lado a sua ausencia e por
outro a sua vida amorosa. Pese embora esta escolha tenha risco e tem
detalhes de boa realizaçao penso que muito da vida de Milles Davis
se perde principalmente quando o filme se quer transformar num
pequeno filme de gato e rato.
A introduçao de
personagens inexistentes ou ser um filme de ações não existentes
de alguem que existiu parece original no inicio mas parece-me nem
sempre funcionar no filme, por um lado porque o filme mesmo com curta
duraçao e limitado no tempo e no espaço não ganha grande ritmo e
por outro lado a presença sempre constante do trompete parece sempre
mais uma homenagem do que propriamente um biopic, já que quem não
conheceu muito da trajetoria do musico aqui so fica a conhecer a
personalidade.
Mas mesmo assim merito
para uma abordagem diferente, que mesmo não funcionando na plenitude
tem marca de autor. Num filme que em todas as vertentes e marcado por
alto e baixos em diferentes aspetos. Parece-me obvio que e um filme
muito pequeno para ambicionar premios, sendo mais um biopic de um
musico algo que alias cada vez mais e o prato do dia do cinema
americano.
O filme fala de dois
momentos diferentes de Miles Davis o interregno de cinco anos e a
forma como e pressionado pelo estudio para o seu regresso, enquanto
perde todo o seu material gravado numa estranha relaçao com um
peculiar jornalista, e por outro lado a sua relaçao intensa com a
mulher com altos e baixos sucessivos.
Em termos de argumento
mais que um filme de factos e um filme de prespetiva, e parece-me
algo redutor fazer um filme quase sem a primeira vertente, pois
parece que algo é descontextualizado, parece mais ficção e menos
personagem. Mesmo sendo original não me parece de todo obvio que as
coisas funcionam.
Cheadle tem bons
apontamentos de realizaçao, principalmente quando arrisca mais, a
questao da banda sonora e a verdadeira homenagem e tem bons momentos
como as fotografias como timeline. Para estreia podemos dizer que
temos apontamentos que podem querer dizer futuro do actor como
realizador.
No cast todo o filme e
dominado por um cheadle de altissimo nivel, e o melhor do filme a
forma como entra na personagem e como a preenche em cada momento.
Pouco encontramos do autor e muito do musico, talvez podesse ter sido
um bom concorrente na corrida aos oscars do ano passado, este ano
parece muito frontrunner para ter sucesso.
O melhor – Don
Cheadle o actor
O pior – Mesmo com a
abordagem a ser diferente as coisas nunca funcionam totalmente
Avaliação - C+
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