Thursday, July 21, 2016

Keanu

A passagem do mundo da televisão para o cinema nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para os comediantes. Este filme de comédia essencial marca a passagem de uma dupla conhecida do Comedy Central para o grande ecrã, falo dos protagonistas Key e Peele. O resultado desta passagem foi promissora principalmente critica, num filme que pouca lógica certo é que obteve boas reacções criticas, mesmo que bilheteira tenha estado longe de grandes resultados.
Keanu é um filme com um estilo de humor muito próprio, como se fosse um longo "scetch" da dupla de protagonistas. Ou seja um filme que tenta criar contexto para humor simples, mesmo que no que diz respeito à historia de base seja algo bastante limitado, demasiado obvio. Desde este ponto que todo o valor do filme tinha de estar centrado na capacidade do humor do mesmo resultar. E este tem momentos se quando este é mais fisico acaba por se tornar algum tradicionalista e mesmo desactualizado, quando tenta ter menos sentido as coisas correm melhor, principalmente porque o filme e o humor do mesmo se torna obviamente menos previsivel.
Por este facto e mesmo ressalvando alguma capacidade do filme em funcionar em termos humoristico e dificil perceber tanta excitação da critica tradicional num filme tão simples, e tão basico nos seus pressupostos a não ser potenciar uma dupla de humoristas mais tradicionais, dentro da filosofia afro americana e com temas politicos que aqui apenas aparecem em pequenos dialogos. Já que em termos de novidade ja observamos entradas mais fulgurosas no mundo do cinema e mesmo em termos comicos mais funcionais.
E por fim o lado das curiosidades aqui o filme tem algum empenho, desde logo com a presença de Anna Faris como ela propria ou a própria alusão a Matrix e Keanu Reeves, parece sempre que o filme tinha mais espaço para este tipo de particularidades mas que não queria gastar estes recursos. Acaba por os tornar mais vincados, mas num filme tão simplista em termos de argumento de base, estes rasgos poderiam dar ao resultado final um maior colorido.
A historia fala de dois amigos, com vidas rotineiras diferentes que se envolvem com um grupo de traficantes de droga na tentativa de recuperar um peculiar gato de um deles, que mais não é do que um gato de um perigoso traficante de droga entretanto assassinado.
O argumento de base, é basico, facil, previsivel, sem qualquer tipo de rasgo, ou algo de particularmente relevante na sua abordagem. Em termos humoristicos o filme tem bons e momentos menos conseguidos, é obvio que o filme tem ritmo principalmente na forma como consegue que o filme seja bastante dialogado.
Na realização Peter ATencio muito relacionado com a comedia de televisão, traz consigo algum do registo que já imperava nos seus trabalhos, dando espaço aos actores e principalmente potenciando um humor fisico algo tradicionalista. Apenas no sctech de George Michael temos algum ponto de autor.
No cast, a dupla de humoristas protagonistas está nos seus papeis tipicos que fazem uso dos seus recursos consoante actores, em termos humoristicos principalmente pelo lado físico do humor parece claro que Key funciona melhor, mesmo que Peele seja mais versátil.

O melhor - A forma como humor funciona quando o filme arrisca mais.

O pior - Um argumento totalmente previsivel

Avaliação - C

No comments: