Sunday, July 03, 2016

Central Intelligence

Uma comedia para ser lançada por um grande estudio em pleno verão, no meio de diveros filmes com efeitos especiais para todos os gostos, tem de ser uma grande aposta neste caso da Time Warner. E certo que as duplas de policia nas comedias de acçao aos poucos estão a voltar a moda, mas também não deixa de ser uma aposta de risco principalmente quando os seus protagonistas por si so não garantem rendimento. O filme criticamente passou com uma mediania que não o prejudicou pelo menos e os primeiros resultados de bilheteira tem sido consistentes num ano em que a maior parte dos filmes têm falhado principalmente nos EUA.
Este e o filme esperado ao reunir Hart e The Rock, ou seja um filme que usa a comedia fisica como principal vetor, nas diferenças entre as personagens, com uma acçao moderada, com algum suspense, mas onde tudo funciona de uma forma demasiadamente previsivel, quer as piadas, quer as sequencias de alegada surpresa, e mesmo o climax final, sempre em aberto acaba por ser mesmo ele previsivel, ou então pelo menos demasiado colado a cola de qualidade duvidosa. O que salva o filme de um resultado desastroso desde logo o humor fisico de ambos resultas e para alem disso as diversas abordagens cinematograficas que acaba por ser o complemento comico que funciona no filme.
Certo e que mesmo estreando em pleno verão não nos parece um filme com grandes objetivos em termos de uma produçao grande, basicamente temos um filme que deposita todas as esperanças no duo de protagonistas e na forma como os mesmos acabam por funcionar em conjunto. Parece sempre que o filme deixa mais confortavel Hart numa personagem mais perto do seu normal do que The Rock, que por vezes não encaixa para onde o filme quer ir.
O resultado uma comedia policia simples, que funciona moderadamente em termos de comedia, funciona menos em termos de policial e de suspense. Ficamos com a ideia que humoristicamente o filme deveria ser mais trabalhado, estabelecer mais potencial do que realmente consegue fazer, mas num ano onde muitos dos generos não tem conseguido cumprir os seus objetivos neste filme não podemos dizer isso pelo menos moderadamente.
A historia fala de dois ex-colegas de liceu, que se encontram vinte anos depois e a vida correu completamente ao contrario do que ambos previam, o elemento de sucesso na adolescencia e um simples contabilista, o objeto de gozo de todos tornou-se num letal agente do CIA envolvido numa teoria da conspiração que os vai unir.
Em termos de argumento o filme parece sempre demasiado preocupado em fazer o estilo de ambos os protagonistas enquanto humoristas funcionar do que dar algo de particulamente diferente. Em termos humoristicos surpreendente funciona no lado mais subtil do que propriamente no lado mais fisico.
Na realização Thurber sempre relacionado com a comedia tem procedimentos simples que implicam um ritmo elevado ao filme, não temos arte, e a camara não necessita de ser protagonista no humor, não e propriamente um titulo de referencia mas usualmente a comedia não o é.
Em termos de cast o filme vai de encontro ao que conhece dos seus protagonistas, principalmente em Hart que pode mudar de roupagem mas as suas personagens sao sempre iguais, aqui muitas palavras a ritmo elevado, um humor fisico que o deixa mais confortavel do que de The Rock, mesmo assim funcionam bem em conjunto.

O melhor – As piadas cinematograficas

O pior – O humor fisico raramente resultar.



Avaliação - C

No comments: