Sunday, May 29, 2016

Race

Podemos facilmentes dizer que se existe história de merito que demorou muito tempo a ter o seu filme em Hollywood foi a de Jesse Owens principalmente pela dimensão politica e historica que ela teve e por aquilo que significou para o mundo. Pois bem apenas em 2016 e fora de um estudio de primeira montra surgiu este filme, cujos resultados criticos não foram os melhores, com uma mediania que o levou a alguma indiferença. Tambem comercialmente e pese embora seja uma historia conhecida da maiora dos americanos o filme teve longe de grandes resultados.
A historia de Jesse Owens e uma historia facil de contar e facil de recolher junto ao espetador o reconhecimento necessario, e o impacto emocional do feito. Talvez por isso mais que uma grande obra, estamos claramente perante uma obra eficaz, com muito pouco espaço creativo mas que no final e um competente filme sobre a historia em questão, quer em termos narrativos, mas especialmente onde poderia existir mais dificuldades em termos produtivos.
E obvio que rapidamente que torna tudo demasiado novelesco, na forma como caracteriza o personagem central no que diz respeito a alguns acontecimentos que posteriormente foram postos em causa, de forma a embelezar ainda mais uma historia, mas tambem nos parece obvio que este defeito e o presente na maioria dos biopic principalmente quando estes sao seguidamente guionados ao conhecido, e aqui surge o principal defeito do filme, e uma abordagem demasiado convencional e simples de um feito magnanime, que poderia resultar num filme mais forte.
Mesmo assim e um filme que cumpre facilmente todos os objetivos que se propoem, rapidamente percebemos o feito que o filme quer contar e a forma como este deve ser sublinhado. DO ponto de vista politico o filme poderia ser mais complexo e dar mais tempo a alguns dos pontos de debate mas ao o filme poderia se tornam mais complexo e aborrecido por natureza.
A historia fala de Jesse Owens e da forma como o mesmo começou a correr na universidade de Ohio e toda a historia por detras das suas medalhas de ouro, nos jogos olimpicos alemães, em plena alemanha nazi.
O argumento do filme e simples, a historia conhecida ou pelo menos a versao mais cor de rosa contada de toda a historia, uma serie de dialogos e personagens padronizadas que da ao filme uma simplicidade que serve para transmitir a mensagem, mesmo que nunca com dotes de creatividade ou originalidade.
EM termos de realizaçao Hopkins e um realizador que nos ultimos anos de dedicou a series e aqui tem um filme bem produzido e nem sempre facil, todos sabemos as dificuldades de fazer com realismos sequencias desportivas ainda para mais nos anos 30 e o filme consegue ser eficaz neste aspeto mesmo que muitas vezes falte algum toque de arte.
No cast a escolha de James um jovem desconhecido para Owens tem como base a semelhança fisica entre ambas, e nisso o filme funciona já que tambem não e um filme de exigencia interpretativa maxima. A escolha de Sudekis já nos parece mais arriscada, num filme dramatico ir buscar um filme exclusivamente de comedia. O resultado aqui não me parece tao famoso, ou seja o actor não esta claramente rotinado para filmes dramaticos e isso faz a personagem ser demasiado cliche.

O melhor – O feito que é contado.

O pior – Sudekis não dá a força necessária a sua personagem


Avaliação - C+

No comments: