Tuesday, May 03, 2016

Nina

Nos últimos tempos tem sido comum diversos filmes que são nada mais nada menos do que Biopics sobre algumas das figuras impares da musica, principalmente relacionadas com aqueles que mais lutaram pela igualdade entre raças. Quase ao mesmo tempo do de Miles Davis surgiu este pequeno filme sobre uma das maiores, no caso concreto Nina Simone. O resultado foi absolutamente desolador, desde logo criticamente com avaliação demasiado negativas para um filme de homenagem a uma das rainhas do Soul, mas tambem comercialmente onde a pouca expansão do filme acabou por ser nefasta para os resultados do filme.
Sobre o filme, é normal neste tipo de filmes compararmos o que ja foi feito, tendo em conta a vida e a riqueza artistica dos seus campos de trabalho. E facilmente neste filme conseguimos entender que estamos perante um filme menor, menos trabalhado, com menos profundidade, quase como se tratasse de um filme caso de vida de domingo a tarde e isso parece desde logo muito pouco para uma vida que poderia dar à luz um filme bem mais rico. E qual e o problema disto, pois bem começa desde logo pelo espaço temporal do filme, que nos dá uma Nina Simone ja no seu lado mais negro antes do reencontro acabando por por de lado tudo o que a conduziu a tal condição que na minha opiniao seria necessario para fazer o filme mais completo.
Depois a critica de pouca realidade transmitida num filme pequeno que acaba por querer dar mais de uma relação concreta do que propriamente por todo o talento e problemas de diversa ordem da artista, quase muitas vezes que apenas conseguimos saber que o filme é de Nina Simone quando ouvimos os seus hits, que apesar de tudo dao ao filme alguma da força do que realmente significava a sua musica com claro sublinhado para a interpretação final.
Mas os problemas do filme nao se ficar apenas pela ma escolha do limite temporal abrangido. O grande problema do filme tem a ver com a caracterização das personagens nao refletirem a idade das mesmas, principalmente no caso de Nina Simone. Ninguem pode estar quase igual com 40 anos de diferença e o filme nisso sofre e isso acaba por nao dar noção do espaço temporal entre o tempo corrente e os flash backs e isso e um erro quase primário nos nossos dias.
O filme fala sobre a relação de Nina Simone no fundo de um poço com um enfermeiro que posteriormente se vai tornar seu amigo e posteriormente seu manager tentando relançar uma carreira completemente perdida e tentar devolver Nina aos seus fãs.
Em termos de argumento temos um filme com diversos problemas desde logo na definição temporal, na escolha do que ia tratar na vida da cantora e na pouca potenciação de cada uma das suas interações, mesmo assim no que diz respeito à caracterização da personagem considero a mesma aceitável.
Cynthia Mort tem aqui na sua estreia uma prova de fogo, um biopic sobre uma figura conhecida tem sempre uma exposiçao complicada principalmente quando as coisas nao correm bem como é o caso, e em realizaçao uma falha como a má delimitação temporal do filme paga-se cara e compromete tudo o resto.
No que diz respeito ao cast até acho Saldaña uma escolha natural e que funciona, fisicamente mas acima de tudo em termos interpretativos as coisas acabam por funcionar.Oyelowo tem o seu papel comum, sem grande rasgo, com a serenidade que o papel necessita, ou seja, parece-nos que nunca é pelas interpretações que o filme não funciona.

O melhor - Os momentos musicais de Nina SImone

O pior - FIcar a perder obviamente com outros filmes sobre outros musicos

Avaliação - C-

No comments: