Thursday, May 26, 2016

Allegiant

Divergente, Insurgente e Convergente e uma das triologias literarias juvenis que mais arrecadou nos ultimos anos em termos de livros, sendo obvio que aproveitando a mare de transposições para o cinema também teve os seus dias e de sucesso nos primeiros dois filmes. Como muitos outros e com o objetivo de fazer render o peixe, eis que o ultimo capitulo foi novamente dividido em dois filmes. Como muitas outras sagas esta opçao acabou por não dar grande resultado principalmente para a primeira parte do livro, este foi ate ao momento claramente o pior filme critico da saga com avaliaçoes bem negativas e comercialmente também a descida foi clara, o que podera colocar em causa o resultado final do ultimo capitulo da saga.
Esta e claramente o filme mais parado de toda a saga e talvez por isso o pior avaliado, muito do filme e passado a explicar a razão dos anteriores filme, o que torna claramente mais explicativo e menos de acção, por outro lado o filme e muito passado em realidade virtual o que tira um impacto natural ao filme que funciona quase como que uma antecipação do final. Eu sou contra esta divisao já que a historia nunca foi pensada para acabar assim, dai que seja obvio que o filme falha no climax ou que nem sempre seja o filme mais objetivo, mas tambem não me parece que o filme seja claramente inferior aos anteriores principalmente quando comparado com o primeiro filme.
E obvio que o filme tem problemas, o primeiro dos quais e o facto da saga ser claramente pior do que muitas outras como Harry Potter ou mesmo Hunger Games, e menos complexa, e repetitiva as personagens não sao congruentes mudando de lado constantemente, ou seja faz falta uma maior objetividade e consistencia interna do filme, que como e obvio não esperamos ter. O facto de apresentar um novo vilao, claramente diferente tambem não me parece que o filme saia a ganhar em termos de carisma.
Assim um filme dificil de avaliar, já que so para o ano com a saga concluida vamos perceber o real valor da serie, que consegue ter um naipe de actores regulares, principalmente os maios jovens que funciona bem em conjunto. Este e claramente um filme ingrato com menos impacto do que os anteriores mas uma antecipaçao para um final que so ai poderemos perceber se funciona ou não.
A historia segue a linha de tris e os amigos, que ao fugirem de Chicago conseguem passar o muro e dar de caras com uma nova realidade que controla a primeira, e que tem um plano exprimental para tudo que eles já conheceram anterioremente e que provavelmente os vai fazer pensar de que lado querem estar.
O argumento do filme e simples, render ao maximo uma historia mais curta do que a duraçao dos filmes, dai que o filme não tenha grande ritmo e pior que isso perca muito tempo em sequencias desinteressantes. As mudanças continuas de algumas personagens não me parecem uteis mas penso que o problema ai seja mais do livro do que propriamente do filme em si.
Na realizaçao Schwetke voltou a cadeira depois de já ter tido nas suas maos o segundo filme, e um tipico tarefeiro de hollywood com bons e maus resultados, não e alguem para dar uma assinatura propria ao filme, mas sente-se confortavel com efeitos, não e dele que o filme ganha ou perde qualquer tipo de valor.
No cast poucas ou nenhuma mudança, os protagonistas mais jovens tem de se sentir confortaveis num filme que já vai no terceiro episodio e isso e evidente, nos acrescentos Watts parece sofrer de uma personagem por si so desinteressante e a escolha de Daniels como vilao, tem as suas interrogações já que na minha opiniao estamos perante um actor com dificuldades principalmente de carisma no grande ecra.

O melhor – Ser mais uma peça de um puzzle sociologicamente com algum valor.

O pior – Ao ser uma historia quebrada falha obviamente na falta de um grande climax


Avaliação - C

No comments: