Sunday, May 22, 2016

Pele, Birth of a Legend

Se existe jogador do nosso futebol que poderia ter um filme sobre a sua vida, seria claramente Pele, não que seja para muitos o melhor jogador de todos os tempos mas acaba por ser o mais consensual de todos os tempos, e aquele que melhores numeros tem para mostrar. Numa casa vez mais estrita colaboraçao entre os EUA e o Brasil, surgiu este pequeno filme sobre o inicio da sua carreira, produzido pelo proprio. Os resultados foram modestos, desde logo criticamente com avaliaçoes essencialmente negativas, mas tambem comercialmente, onde estreou com pouco enfase nos EUA:
Sobre o filme, acho que se existe desporto dificil de levar para o grande ecra e claramente o futebol, porque ensaiar jogadas de futebol e fazer as mesmas parecer reais e completamente impossivel, e este filme demonstra bem isso, o que desde logo acaba por tornar o filme demasiado teatral e pouco conseguido, e nem o recurso a imagens reais na televisao consegue dar o impulto que o filme necessitava em termos de realidade.
Mas nem e este o maior problema do filme, o maior problema e ser uma autentica fabula, tudo e criado no filme para tornar o feito de Pele maior, não se limitando a descriçao do que realmente ocorreu, mas embelezando como o crescimento de que todos eram maus de caracter excesso ele, a presença de todas adversidades, tudo e demasiada telenovela e claramente longo do que na realidade aconteceu, e a falta de rigos historico e na minha opiniao um dos maiores problemas dos biopics atuais.
Mesmo assim não deixa de ser interessante a construçao cultural do filme no brasil, o que o significou o que o filme transmite e mais que isso a abertura de cinemas de outros paises a feitos tao globais e não americanos como o futebol. Pena e que o veiculo para esta forma de estar seja pobre num filme com demasiados defeitos e principalmente demasiado novelesco.
A historia fala da ascençao de Pele desde as ruas de um bairro brasileiro, ate ser o heroi da final do campeonado do mundo de 1958 com apenas 17 anos.
O argumento pese embora não fuja dos detalhes historicos conhecidos por todos aproveita tudo o resto para ainda potenciar mais os feitos quase como se de uma novela se tratasse com os maus e bons que não existem na vida real. Este ponto e para mim um dos defeitos de egocentrismo de Pele que por acaso e so produtor do filme.
No que diz respeito a realizacao e sempre complicada não so pelo detalhe temporal, mas pela dificuldade de realizaçao de sequencias de campo em futebol, o filme não dos piores observados mas ainda não conseguiu a tarefa de ser realista, o que ainda aguardamos para ver no cinema.
No cast o filme centra-se em actores brasileiros a falar ingles, um erro claramente de opçao, o que torna o filme pouco fluido, as figuras mais conhecidas apresentam-se para dar nome ao filme que nunca exige grandes interpretaçoes. O unico ponto positivo as semelhanças entre o protagonista Kevin de Paula e Pele.

O melhor – O futebol ser alvo de um filme documental no cinema global

O pior – Nao precisar que todos os feitos fossem potenciados com falta de rigos historico


Avaliação - C-

No comments: