Wednesday, May 27, 2015

Strange Magic

George Lucas sempre teve uma paixao pelo mundo da animaçao mas ate hoje nunca teve grande sucesso principalmente nas adaptações de Star Wars a este estilo de cinema. Mas como todos conhecimentos o realizador o mesmo não é homem de desistir e este ano surge um filme dos seus estudios baseado numa historia sua sobre amor. O resultado mais um total desastre inicialmente critico com avaliaçoes muito negativas, mesmo nefastas e pouco comuns para cinema de animaçao, e comercialmente a mesma coisa, tendo um dos resultados mais fracos que há memoria para um filme estreado em mais de 3000 cinemas nos EUA. No resto do mundo para ja nem sombra do filme.
A abordagem do filme e num terreno fantastico mas acima de tudo estamos perante uma basica historia de amor, e aqui começa os primeiros pontos de desilusao do filme, quando observamos uma historia de Lucas pensamos sempre que as realidades vao ser bem construidas, bons dialogos, e nada disso surge no filme, pelo contrario temos um filme sobre uma historia de amor juvenil com muitos esteriotipos e apenas o risco de colocar personagens muito feias do lado bom da medalha, com uma moratoria interessante mas ja trabalhada.
O lado mais positivo do filme esta no facto do filme ser antes de mais um musical que adapta algumas das musicas de amor mais conhecidas dos nossos tempos, e ai tem as curiosidades mais interessantes do filme, e pensamos que por isso o excesso de criticas e avaliaçoes negativas ao filme sao algo injustas porque a forma como utiliza a musica como instrumento de comunicação e sem duvida bastante interessante no filme.
EM suma um filme obviamente menor em termos de animaçao principalmente na produçao e numa historia demasiado simplista, mas que pensamos ter sido muito mal recebida pelo facto do nome Lucas gerar uma expetativa que um filme pequenino como este nunca conseguiria satisfazer.
A historia fala de uma princesa que acaba por ser traida antes do casamento pelo princepe de sonho, no momento em que a sua irma e raptada por um temivel vilao apostado em terminar com o amor no seu reino.
O argumento tem dois pontos interessantes o jogar com a musica ainda para mais conhecida como forma de comunicaçao e interaçao entre as personagens e por outro lado no facto de transformar um vilao tipico dos filmes de animaçao no heroi romantico improvavel, mas na concretizaçao disto tudo nunca consegue fugir do obvio.
Em termos de produçao estamos obviamente por um filme menor, desde logo pela falta de cor que torna o filme pouco apetecivel em comparaçao com outros filmes com talvez ainda menos conteudo, tem estilo proprio mas esse acaba por nunca seduzir.
No cast de vozes excelentes escolhas de Cumming e Rachel Wood nao so na interpretaçao das personagens mas acima de tudo pelos seus dotes vocais que conjugam bastante bem.

O melhor - A musica como forma de comunicação

O pior -Se uma historia de amor bastante simples

Avaliação - C

No comments: