Tuesday, May 19, 2015

Set Fire to the Stars

Elijah Wood tornou-se nos ultimos anos um actor algo à deriva à procura de filmes mais independentes que o consagrem mais como actor e retirem a sua imagem como Frodo. Por ano tem sido bastantes os filmes que protagoniza, alguns mais arriscados e mais proximos da serie B outros mais de autor, mais filosoficos como este filme. O resultado contudo continua a ser negativo em ambas as vertentes quer comercial onde os filmes quase não chegam a existire muito pior criticamente neste caso o principal objectivo do filme mas que nao consegue atingir.
Estamos perante um filme obviamente pequeno, que tenta dar uma visao do genio louco de uma forma suave, mas e obviamente um filme de antiteses, desde logo na sua realizaçao, ninguem consegue entender o filme ser a preto e branco quando este facto nada tras de substancial ao filme, a nao ser um tique indie igual a muitos outros mas que rapidamente lhe rotula de pseudo intlectual.
Depois em termos narrativos tambem e um filme dual, se por um lado existe momentos de explosao interessante do personagem central, como a conversa ao jantar com as altas patentes de Yale, depois o filmes perde-se em dissertaçoes poeticas pouco concretas que lhe retiram o ritmo e o tornam ainda mais cinzento do que as suas próprias imagens.
Enfim um filme cinzento daqueles que passa silenciosamente numa carreira dos seus autores, que parece ser um filme para se ver uma vez, nem sempre com um bom balanceamento de ritmo, e principalmente com muitas deficiencias para quem poderia querer fazer daquele filme, algo de absolutamente diferente, ficamo-nos por um pequeno filme sobre a genialidade e loucura e nada mais.
A historia fala num poeta britanico que e contratado para dar palestras em universidades americanas, contudo o mentor de tais palestras, acaba por ter dificuldades no controlo de temperamento de tal individuo que vai colocar em causa a sua própria vocaçao
O argumento e dual, parece nunca encontrar o equilibrio entre o lado mais suave, mais ligeiro, com uma toada mais intlectual que tira força e intensidade as personagens. Nesse particular parece sempre um filme pouco agarrado pouco coeso e deve muito a falta de efetividade do argumento
Na realizaçao nao se percebe de maneira nenhuma a opçao pelo preto e branco a mesma nao e uma mais valia para o filme, e por outro lado nao nos mostra o lado mais claro dos diferentes contextos onde o filme corre, claramente um erro.
No cast Wood pode tentar mas neste momento nao parece ter ferramentas para mais do que pequenos papeis em filmes pequenos, o filme ate lhe coloca alguns obstaculos que ele nao consegue aproveitar para conduzir a sua prestação para niveis mais elevados.

O melhor - Quando o filme quer ser ligeiro

O pior - Aborrecimento intlectual

Avaliação - C-

No comments: