Sunday, May 31, 2015

Age of Adeline

Existem projetos ambiciosos sem grandes nomes que chamam a atenção das distribuidoras, no inicio do ano, um desses filmes foi este Age of Adeline, numa mistura de amor e ficção cientifica. Os resultados criticos foram medianos não fornecendo ao filme um impulso que o poderia tornar mais significativo comercialmente, onde os resultados foram algo modestos para o investimento principalmente na distribuição do filme.
A historia é simples pese embora não seja um filme sempre com muito sentido, ou mesmo que as explicaçoes para o fenomeno sejam longas e quase sempre desnecessarias. Mas a ideia de não envelhecer e o trunfo do filme, e o filme nem sempre o usa da melhor maneira principalmente porque tem medo de arriscar, centrando-se num espaço temporal muito definido quando o filme pedia e exigia mais. Fruto desta escolha o filme e muito linear em termos de historia não sendo mais do que uma lenta historia de amor e pouco mais.
Mas a ideia e interessante e principalmente quando o filme coloca a logica de lado consegue ser romantico principalmente na fase final, já que no inicio o filme parece algo perdido no genero que quer seguir, mais de intriga quanto a condiçao da personagem central ou mais romantico seguindo o duo de protagonistas.
Enfim resulta um filme apenas curioso que tinha muito mais potencial do que realmente consegue construir, parece sempre um filme de rendimento minimo quando as ideias e principalmente o campo de trabalho do filme permitia muito mais. Dai que mesmo não sendo um desastre fica a ideia de que muito se perdeu, ao fazer um filme demasiado simples, sem risco e muitas vezes sem vigor e ritmo.
A historia fala de uma mulher que não envelhece depois de um acidente de carro e que consegue fugir as questoes alterando a cidade e a identidade de periodo em periodo, contudo numa nova paixao acaba por se encontrar com o seu passado e chegar a um caminho sem retonro.
A ideia da historia e forte e original, numa optica de ficçao e historia de amor generos que nem sempre se reunem, aqui temos essa ambiçao mas que e sempre muito mais um filme romantico do que um filme que explora a sua ideia e pensamos que poderia ser um pouco mais trabalhado na exploraçao da ideia central.
Na realizaçao o jovem Toland Krieger, parece ser um caso a seguir pese embora o filme nunca seja extremamente complexo ou arriscado na realizaçao, mas tem uma filosofia inerente aos seus filmes romantica que parece interessante embora ainda lhe falte um filme referencia.
No cast Lively e uma actriz em ascensão e tem aqui talvez o seu maior projecto pelo menos em protagonismo, mesmo não sendo um filme exigente acaba por ser eficaz, principalmente na forma como o sofrimento com a situaçao e expresso em cada sequencia. Ao seu lado Huisman e um boa parceiro principalmente na quimica romantica, e Ford e a presença carismatica que o filme necessita sendo brilhante a escolha para o interpretar enquanto novo, já que as semelhanças sao absolutamente inquestionaveis

O melhor – Uma ideia diferente de historia de amor

O pior – Nao aproveitar a potencialidade da ideia de base


Avaliação - C

No comments: