Saturday, May 23, 2015

Mcfarland USA

Os estudios da Disney ultimanete tem apostado num registo desporitvo que visa inaltecer alguns dos feitos desportivos mais marcantes na historia dos EUA. O não passado foi com Million Dollar Arm este ano com este McFarland, sempre inaltecendo comunidades minoritarias do pais. Contudo quer num caso quer noutro o resultado tem sido bem mais brilhante em termos criticos onde os filmes conseguem boas reaçoes do que propriamente comercialmente, onde não tem sido a aposta esperada para um estudio tao poderoso.
Os dramas desportivos sao generos sempre funcionais junto do grande publico principalmente emocionalmente mas e um genero demasiado repetitivo, onde apenas diverge a vitoria final, ou a perda com vitoria moral. E neste caso não temos um filme muito diferente, digamos mesmo que e um filme com todos os valores deste genero, com os mesmos defeitos e por isso dificil de se diferenciar por si so.
Mas e um filme que emocionalmente tem impacto e isso e o valor necessario para o filme resultar minimante. A ligaçao entre os atletas e a figura de referencia e forte, principalmente pelas dificuldades inerentes a todos, faz o filme ser emocionalmente interessante e ter um coraçao imponente meio caminho andado para o filme funcionar.
Contudo tambem tem limitaçoes, desde logo as alteraçoes relativas a historia real, fazer tudo ter um impacto mais forte, o que de alguma forma pode ludibriar o realmente aconteceu, parece que neste prima o feito seria na mesma superior e o filme poderia ter um rigor mais interessante e mais condizente com o feito, já que assim as coisas parecem mais parecidas com a ciderella do que propriamente com uma historia real.
A historia fala de um treinador que reune uma serie de jovens de familas pobres e que trabalham para apoiar as familias numa equipa de atletismo que aos poucos começa a competir em campoenatos e ser a imagem de marca de uma pequena comunidade.
O argumento e muito mais televisivo do que propriamente fiel a realidade, dai que seja um filme muito proximo de outros do genero já que segue alguns truques que sao presença assidua neste tipo de filmes. Temos um embelezar dos feitos e personagens e isso foge um pouco ao detalhe real.
Niki Caro e uma realizadora de outras andanças que aqui tem um papel de mera tarefeira para um grande estudio, quando a carreira abranda este tipo de projeto sao normais, mas o cunho de autora praticamente não existe, se bem que a competencia assinalada serve para cumprir nas calmas o necessario.
Este tipo de filmes não exigem muito dos seus protagonistas e Costner esta numa fase da sua carreira que não da para grandes exigencias, tem o lado paternal que o papel precisa, e os jovens desconhecidos funcionam bem entre eles, mas não e propriamente uma prova de fogo para qualquer actor.

O melhor – O lado sentimental do feito

O pior – Ser muito igual a todos os filmes deste genero


Avaliação - C+

No comments: