Sunday, May 24, 2015

Home

A DreamWorks tem sido o unico estudio que nos ultimos anos em termos comerciais tem conseguido combater com os sucessos da Pixar em união com a Disney. Pese embora tal facto criticamente as coisas tem sido mais dificeis de igualar, e Home representa esta mesma dificuldade já que comercialmente acabou por cumprir com resultados de bilheteira bastante sustentados mas comercialmente não conseguiu fugir da mediania que tem sido comum na maioria dos filmes deste estudio.
Home é um filme actual, que consegue conjugar cor, magia e vozes conhecidas tornando-se num facil e apetecivel objecto comercial e neste ponto o filme e muito bem construido. A este ponto une-se um humor infantil conseguido e ritmado, que o torna num objecto do agrado dos mais pequenos. Mas todos sabemos que de momento a animaçao de prieira exige mais que isso, ou seja exige que a isto se una uma mensagem forte, um argumento rico que agrade tambem os adultos e nisso Home é totalmente vazio.
E vazio porque se torna muito definido no tempo, ao contrario dos maiores filmes de animaçao a historia torna-os imortais pelo facto de ser uma adaptação intemporal, e aqui sogre Home a sua principal dificuldade ao ser um filme demasiado preso a nossa atualidade, e que obviamente e um alimentador de ego de duas figuras como J-Lo e Rhianna na musica e afins, mas que por outro lado não serao a priori figuras eternas em nenhum dos segmentos mas apenas criaçoes comerciais.
Mas os problemas do filme não ficam por aqui, tudo o resto e uma confusão, que basicamente não serve para muito em termos de sumo e filtro do argumento o que temos e uma road trip pelo ar, com preseguiçoes quase como Mad Max sem o nivel e tique artistico, de resto temos um arrastar para um final obvio e uma incpacidade do filmes surpreender o que é claramente um defeito, principalmente num filme de animaçao de grande estudio.
A historia fala em um extra terrestre de uma especie que invade a terra, e conduz todos os seus habitantes para colonias, com excepção de uma jovem que acaba por passar despercebida, esta cria a amizade com um renegado extra terrestre tentando ambos fugir do controle dos novos senhores do mundo.
O argumento e uma total confusao, em personagens em explicaçoes, em desenvolvimento, sem no entanto conseguir que isso se traduza em algo novo, já que a historia em si e do mais linear que e feito no cinema de animação. Perde demasiado tempo em piadas faceis que lhe tira alcance.
A produçao de Dreamworks e de ano para ano, o melhor que se faz neste terreno, e Home tem isso, cor, intensidade, ritmo, personagens bem criadas, mas o filme ganha na cor, um encanto para os mais pequenos.
A escolha de vozes aparece mais como seduçao comercial do que pela qualidade e mais valia que isso tras aos filmes, Rihanna tem o filme para si, não so na personagem mas tambem nas musicas, Parsons tem uma personagem muito ao seu nivel de humor, e por isso resulta sem brilhar como outro tipo de registo.

O melhor – A cor do filme.

O pior – Ser um filme de consumo rapido e muito definido temporalmente. Mais preocupado em ser da moda, do que ser realmente interessante


Avaliação - C

No comments: