Sunday, May 03, 2015

Far From Men

Alguns actores de Hollywood depois de um sucesso durante alguns anos, tem dificuldade em regressar ao simples cinema de entertenimento e fazem carreira em filmes pelo mundo, onde sao figuras de proa e podem arriscar noutro tipo de guiões mais de autor. E isso que nos ultimos anos Viggo Mortensen tem feito, com sucesso contudo reduzido ate ao momento. COntudo em 2014, este filme frances foi bem recebido criticamente pese embora comercialmente nao tenha obtido grande expressao.
 E muito comum nos filmes pelo mundo fora, contarem historia de guerra ou choques de cultura, pois bem este e mais um filme com este tipo de historia, muito comum a todos os outros, com a força emocional e pessoal das personagens que e sempre a base deste tipo de filmes.
Assim o que se pode dizer que pese embora esteja longe de ser um filme original, ja que outros filmes muito semelhantes com abordagens muito proximas ja tiveram lugar, contudo e uma abordagem madura, baseada em personagens diferentes que se vao conhecendo e a dimensao humana de ambos acaba por ser essencial a sobrevivencia, mais que um filme de guerra e um filme sobre o valor das pessoas e isso e forte, pese embora pouco original.
O unico e grande senão do filme e mesmo o facto de num filme europeu, conceituado criticamente a abrangencia ou novidade do filme na sua historia de base e mesmo na sua concretizaçao ser praticamente nenhuma. Temos a sensaçao de que o filme ja foi visto, alterando apenas as peripecias da road trip.
A historia fala de um professor a quem e encomendado conduzir um homicida ate uma cidade na Argelia de forma a este ser julgado. Pelo caminho estes homens inicial uma relaçao de amizade, que vai ser necessaria para a sobrevivencia de ambos.
O argumento pese embora seja competente nos pressupostos em que o filma se segura, e muito pouco inovador ja vimos este filme por algumas vezes com abordagens iguais, mais originais, ou pelo menos com tal intensidade. Podemos dizer que dentro do genero cumpre mas pouco mais.
Na realizaçao, e sempre complicado abordar um filme no deserto africano, e aqui o filme consegue, mas com pouco risco, ou quase nenhum ponto de creatividade ou lado artisitico que muitas vezes surge em realizadores mais exprimentalistas do velho continente. Neste caso temos muito pouco disso.
No cast Mortenssen esta a passear mais a sua presença do que a sua qualidade ou mesmo os seus trunfos como actor o filme exige mais disponibilidade fisica do que um naipe de recursos interpretativos dramaticos. Mesmo assim e bem melhor do que dedicar a filmes de acçao com pouco conteudo como outros actores da sua geraçao

O melhor - Abordar um tema usado com profissionalismo e maturidade

O pior - Para um cinema deste género pedia-se algo no minimo mais original em qualquer uma das abordagens

Avaliação - C

No comments: