Saturday, May 09, 2015

Avengers: Age of Ultron

Avengers e talves neste momento o maior franchising do cinema americano a todos os niveis, tendo em si a batuta da orientação de todos os filmes da Marvel. Para este segundo filme a manutenção de uma equipa ganhadora. O resultado equipara-se em muito ao do primeiro filme ligeiramente inferior criticamente, mas forte comercialmente, capaz de combater com o sucesso instantaneo de Furious 7 para filme mais visto do ano.
Desde logo convem sublinhar que achei o primeiro filme, muito mais interessante nos promenores e nos aspetos laterais do que propriamente na linhagem narrativa, e este segundo filme tem basicamente os mesmos problemas e virtudes. Em termos de historia de base temos algo muito limitado com pouco ou nenhum risco, um filme natural de super herois com habilidades, não temos risco narrativo, creatividade nem dialogos de primeira linha. Pelo lado positivo os aspectos caracteristicos das personagens e a forma como estas se confrontam e principalmente a forma como o humor e conjugado com este plano faz o filme ser um bom objecto de intertenimento principalmente potenciado pela forma descontraida e expressiva de um robot como vilao.
Mas e obvio que comparando principalmente com a triologia Dark Knight estamos obviamente num filme menos, num filme que vive muito mais da espetacularidade dos efeitos do que na riqueza do filme em si, mas não deixa de ser um filme maior da marvel não so porque junta os seus mais famosos super herois mas porque em conjunto eles funcionam ainda melhor do que individualmente. Em termos de novas aquisiçoes o filme não e rico, temos novas figuras mas elas limitam-se a ser secundarias daquelas que já existiam.
O filme fala de uma nova ameaça para o conjunto de super herois agora online e capaz de por todos os equipamentos e robots contra a humanidade a mando de alguem que continua incognito, novamente o grupo tem que se unir e ultrapassar as suas diferenças.
O argumento e limitado principalmente na sua linhagem central, algo alias que já tinha acontecido no primeiro filme, temos viloes bem definidos, e herois tambem, pouco dialogos muitas sequencias para os efeitos especiais, e as virutdes apenas aparecem na forma ligeira com que o filme consegue ter alguns apontamentos de humor muito proprios.
Whedon tem aqui a sua galinha dos ovos de ouro e ele consegue ao mesmo tempo ter um filme grandioso ou não fosse uma das maiores produçoes da historia com um filme ao mesmo tempo que vinca cada um dos seus protagonistas, falta quem sabe um cunho pessoal na abordagem ao filme.
No cast os seus protagonistas tem papeis seus, alguns com mais brilho que outros Renner e DowneyJr parecem sempre ser a força do filme, enquanto os outros sao mais famosos pelas personagens do que por eles proprios, nas novas aquisiçoes Taylor Johansson tem os melhores momentos so ultrapassados pela excelente construçao vocal de Spader.

O melhor – A forma com que o filme consegue fazer dos a parte referencia

O pior – A falta de risco do guião.


Avaliação - B-

No comments: