Monday, May 18, 2015

Spare Parts

Existem pequenos feitos que provavelmente ninguem iria conhecer caso alguns filmes não decidissem relatar a historia. Alguns mais meritorios do que outros mas autenticos hinos ao sacrificio e vontade. No inicio do ano, e em poucas salas de cinema estreou este pequeno filme, que tendo em conta as limitaçoes de distribuiçao acabou por ter uma aceitação comercial razoavel, e criticamente uma mediania que nao contaminou o seu percurso.
Neste tipo de filmes podemos muitas vezes discutir se o que estamos a ver a o relato concreto de acontecimentos ou se por sua vez e um adornar do ocorrido para tudo ser mais cinematografico, dai que muitas vezes o grande problema deste filme e usar alguns truques comuns que o retira de uma realidade possivel para apenas um "baseado em factos" e nesse particular parece estarmos perante um filme com este mesmo defeito.
Contudo temos outros pontos que devem ser tidos em conta, desde logo a historia em si, absolutamente estimuladora de luta, um ensino sobre vivencias e sobre ultrapassar problemas que mesmo numa competiçao pequena pode ser replicada para muitos mais aspetos, e neste particular o filme e emocionalmente muito forte, e um bom objecto de entertenimento.
E obvio que e um filme com mais coraçao do que cabeça e isso por si so acaba por nao ser negativo já que e mais a primeira parte que o filme precisa e o seu significado encontra-se muito mais proximo do coraçao do que da cabeça. E obvio que em tudo o resto o filme e pouco diferenciado de outros filmes semelhantes onde no fim existe a redençao de quase a totalidade das personagens.
A historia fala de quatro jovens mexicanos ilegais nos EUA que participam num concurso de robotica, com um projeto modesto e sem verbas quando comparado com os outros participantes.
O argumento tem uma linha narrativa e baseia-se em factos fortes emocionalmente e mesmo em acontecimentos e nisso o filme sabe aproveitar a força emocional e sentimental de tais factos, pena e que no restante o filme seja demasiado preso ao comum, e perder alguma originalidade.
Na realizaçao Mcnmara e um realizador pequeno normalmente habituado em filmes faceis de historias de vida intensa e mais uma vez e este o genero que nos tras, temos pouco espaço para um cunho pessoal e o filme tambem nao pede. Nunca sera uma figura de proa do cinema mas sera sempre um realizador que nos deu bons momentos.
No cast temos a prevalencia de jovens mexicanos a procura dos primeiros filmes mais fortes do ponto de vista de reconhecimento publico, nunca e um filme exigente para os seus protagonistas e secundarios pelo que cumpre com facilidade este ponto


O melhor - A mensagem inspiradora

O pior - Ser demasiado convencional na abordagem

Avaliação - B-

No comments: