Wednesday, April 08, 2015

Blackhat

Michael Mann será sem duvida alguma uma figura singular do panorama cinematografico actual, principalmente na densidade que transmite nos seus filmes de acção. Certo é que depois de um inicio de carreira brilhante, e de um intervalo prolongado no cinema, falta-lhe um grande filme. E quando muito pensavam que esta aventura na rede poderia ser esse filme, eis que surge o seu maior floop em todos os sentidos desde logo critico com avaliaçoes essencialmente negativas ou medianas, mas acima de tudo comercial, onde foi um dos filmes a contribuir para o catastrofico inicio de ano nas bilheteiras americanas.
Sobre o filme, a internet e o crime por esta via, é um tema actual, dai que um cineasta como Mann pode ser um percursor na forma como poderia ter feito deste filme um arranque para outros do mesmo genero, contudo nunca o consegue fazer. E falha no mais facil, nem e nos componentes tecnicos que o filme nao consegue ter dimensao, e na intriga simples das personagens e na forma como o filme nunca consegue jogar ou efectivar o suspense que cria. E esses sao muitos defeitos para um filme so e acima de tudo para um filme tao longo.
É daqueles filmes que ao longo do tempo esperamos ser surpreendidos porque as bases para tal sao criadas, mas com o passar do mesmo percebemos que isso nao vai acontecer, e que o filme é simplesmente um conjunto de maus contra bons em diferentes contextos e uma ameaça online dos maus que nao tem rosto, convicções ou mesmo personalidade.e isso nao da a profundidade que o filme precisa.
Ou seja se narrativamente este filme e um falhanço autentico poderia minorizar perdas a realizaçao e o efeito Mann, que tambem so aparece a espaços, e mesmo na banda sonora sempre bem trabalhada temos um deserto ideologico desolador. O que faz que no final de contas nada mais tenhamos do que uma boa ideia muito mal potenciada em todas as suas vertentes.
A historia fala de um ataque cibernetico que conduz a explosao de uma central nuclear na China, contudo o grupo tende a fazer mais ataques pelo que China e EUA colaboram em tentar contrariar o grupo necessitando para isso de um ex recluso e criador do codigo base dos ataques.
O argumento parte de uma ideia interessante pese embora previsivel, o problema e a sua definiçao no filme e a sua concretização, que é absolutamente básica linear e limitada que torna o filme um autentico desespero narrativo em todas as bases, onde aspectos como intriga e suspense com alicerces criados sao desaproveitados sem qualquer justificação.
Mann e um realizador nao brilhante mas compentente já que tras diversas dimensoes aos seus filmes, aqui tem o seu filme mais cinzento em todos os niveis, sem força, intensidade, musica, depois de uma longa espera aguardava-se muito mais, podera ser o fim de uma carreira?
No cast Hemsworth tinha este ano, tudo o que um actor pode esperar, protagonizar filmes de Mann e Howard e presença no filme mais visto do ano, contudo o inicio nao foi o desejado, este Blackhat foi um desastre e ele nao fica isento de culpas, é um actor fisico e pouco mais e o filme necessitava de outras componentes que ate ao momento Hemsworth não conseguiu demonstrar, Viola Davis com a sua sua persoangem e completamente insignificante. O unico ponto positivo e o regresso de Tang depois da experiencia com Ang Lee ao cinema de massas.

O melhor - Uma ideia com potencial


O pior - Francamente desprediçada

Avaliação - D+

No comments: