Thursday, April 16, 2015

Desert Dancer

A abertura ao ocidente da forma e vivencias da zona do pérsico, depois de dotada de fortes ditaduras tem conduzido há existência de diversos filmes que tentar demonstar que a arte sempre existiu mesmo quando a mesma era reprimida. Uns com maior sucesso outros com menor, Desert dancer foi um desses filmes que comercialmente quase não existiu e criticamente esteve muito longe do que muitos outros filmes conseguiram, com o mesmo tipo de teor.
A musica a dança e o Irão é algo que durante muito tempo pensamos não poderem estar relacionados num filme, mas com a existência de muitos filmes com diversas produções faz com o que chegue ate nós não seja tão seletivo como era há anos atras. E este filme e mesmo isso um conjunto de temas colados, sem a mestria para os fazer funcionar acabando por soar a uma telenovela de fraca qualidade que nada tem a ver com as produçoes aqui em questão.
Tudo parece falhar no filme desde logo o protagonista, totalmente receoso, sem carisma, com capacidade de dança que seria o mínimo solicitado a um protagonista de um filme sobre dança, mas e o único registo que parece funcionar no filme em termos de protagonista. Mas a historia a crueldade dos actos tambem ela parece sempre muito moderada, num filme em que nada e levado a fundo, e tudo acima de tudo parece uma novela.
Por isso estamos num simples cinema de entertenimento de fraca qualidade que vimos de forma rapida e esquecemos ainda mais rapida, pena e que algumas qualidades que ja se observaram em Freida Pinto se percam em filmes de clara serie B que nao funcionam como este.
A historia fala num estudante iraniano sempre apaixonado pelo mundo da dança, que começa na universidade a constituir um grupo de dança que sofre a preseguiçao de um regime que considera tal atividade como crime.
O argumento e pobre em todas as vertentes na historia de base, na forma como nao consegue construir uma relaçao forte entre os dois protagonistas, na forma como da pouca ou nenhuma atençao ao regime, o que torna quase um filme sobre politica para crianças, tendo em conta que se trata de um assunto serio nao podemos considerar este ponto como positivo.
A realização é simples, e pouco eficaz, ate podera ter alguma qualidade na forma como filma as sequencias de dança contemporanea mas todas as virtudes acabam ai no restante simplicidade e ritmo pausado.
No cast pouco a destacar a unica virtude e as capacidades de dança e a total sensação que Freida Pinto vale muito mais que um filme tão limitado como este.

O melhor  -  Algumas sequencias de dança isoladas

O pior - A falta de força do filme

Avaliação - D+

No comments: