Sunday, April 12, 2015

Clouds of Sils Maria

O cinema europeu, principalmente pelos seus mais recentes criadores tem se aproximado em niveis de execução do cinema mais independente norte americano. Dai que já temos obras globais com actores de diversas origens e realizadores de outras sempre falada na lingua mais facil ou seja o ingles. Clouds os Sils Maria é um filme frances que chegou a estar em boa forma dos Cesares, impulsionado por uma boa avaliação critica, contudo longe de grandes resultados comerciais, um terreno onde o filme não teve grandes objectivos.
Clouds os Sils Maria e um filme interessante em quase todos os seus momentos, mesmo que muitas vezes perca o ritmo e um filme que tem na relaçao central o seu coraçao, e a racionalidade no conflito de idade da personagem central. E toda esta dinamica e bem efectuada, num filme que entra dentro do mundo do cinema sem receio, e com imaginaçao, mesmo que na sintese seja apenas um filme sobre uma simples personagem.
Tudo poderia resultar num bom filme, em quase todas suas dinamicas ate que o final mostra-se totalmente abrupto, onde personagens desaparecem quando poderiam ter um maior sentido, alias este ainda e o maior problema do cinema europeu a dinamica de contraposiçao ao happy ending tornou-se num fim inexistente que por vezes torna uma mensagem que se quer forte o ser demasiado subtil.
Mesmo assim e não sendo uma obra prima pela surpresa e creatividade que os melhores filmes europeus conseguem ser tem bons apontamentos, ricos dialogos, principalmente na forma como as discussoes em forma de ensaio entre as duas protagonistas são tao relevantes para o que se passa realmente no filme, e isso e um filme dentro de outro.
A historia fala de uma actriz veterna europeia, que muito tempo depois aceita fazer novamente a peça que foi o inicio da sua carreira mas com uma personagem diferente, a mais velha, aqui começa a perceber que o seu lugar começa a ser substituido e a idade e uma realidade entrando em conflito consigo propria.
O argumento e interessante, simples mas directo ao ponto, sem medo de assumir os dialogos com uma simplicidade que e o que realmente é, sendo muito proximo da linguagem comum do dia a dia o que nem sempre vimos em cinema europeu. E um daqueles filmes em que com um final mais forte poderia ter um valor bem diferente.
A realizaçao e silenciosa tirando o maximo proveito de algumas paisagens não e uma realizaçao arriscada e isso torna-a um pouco segundo plano, mesmo que a determinados momentos percebemos que ela e bem vincada. A divisao em cenas e que e totalmente descabida.
O cast tem boas interpretações Binoche e uma actriz de primeira linha, das melhores que europa criou e que continua ao longo dos anos, aqui tem a intensidade e multifacetas que tantas vezes mostrou, não e o seu melhor papel, mas um papel que embeleza o seu curriculo. Quem parece tambem estar numa definiçao interessante de carreira é Stewart depois de passar do lado comercial para filmes mais de personagens, consegue dar mais intensidade e mais facetas de uma actriz ate entao unidimensional e mesmo aqui limitada. Moretz e apenas uma apariçao fugaz.

O melhor – A forma como nos da uma crise da meia idade.

O Pior – A conclusao


Avaliação - B-

No comments: