Tuesday, April 21, 2015

Mortdcai

Pode um filme com um elenco brilhante, um realizador conhecido, e muitos meios se tornar rapidamente e logo em Janeiro de um ano, o mais claro floop desse mesmo ano. A resposta deveria ser é quase impossivel mas este Mortdcai tornou-se isso mesmo, um autentico desastre em todos os sentidos, e se criticamente em face da forma como o filme foi lançado ate poderia ser indiferente, o floop rotundo comercial do filme, foi um problema principalmente quando se investe 60 milhoes e tem como retorno 7.
Mas o que falha em Mortdcai, quase tudo, desde logo uma historia com uma humor discutivel, quase britanico, ter os meios e os efeitos de um blockbuster, e cheio de estrelas, ou seja este e o filme que ate poderia ser um objecto creativo peculiar nas maos de um independente mas que e um autentico disparato quando pensado para massas e aqui o filme falha em toda a linha. O segundo filme e ser um filme claramente construido a volta das singularidades do seu protagonista que no fundo não nos tras nada que já não tenhamos visto noutros filmes do mesmo o que em termos de novidade faz este filme não existir.
O segundo ponto que falha no filme e a sua confusão, e o facto da linhagem narrativa na sua essencia não existir, alias todo o filme parece um conjunto de situaçoes mais preocupadas em pequenos promenores do que na força do filme em si, com um corpo narrativo diminuto e muitas vezes sem sentido, isto num filme com tanto gasto e com um argumentista de renome na realizaçao torna tudo um desastre ainda maior.
E certo que nem tudo e pessimo neste filme a realizaçao e a cor do filme tem promenores interessantes mas que se dilui por completo no facto do filme narrativamente ser um desastre megalomano, e mesmo algumas boas interpretaçoes e outras curiosas apenas consegues salvar um desastre anunciado.
O filme fala de um negociante de arte muito excentrico que se ve envolvido no misterio de um desaparecimento de um quadro no momento em que o tem que encontrar para por cobro a uma divida que vai por em causa a sustentabilidade do seu modo de vida e da sua familia.
O argumento e um desastre completo, desde logo nas personagens nos dialogos, no humor discutivel e quase sempre em sub rendimento, na forma como da protagonismo ao acessorio em deterimento de apostar numa linhagem central forte que fosse o alicerce para tudo o resto, e um autentido disparate.
Koepp fora do argumento tem na sua realização o lado menos mau do filme, alguns bons apontamentos com cor, boa criaçao de paisagens risco em algumas opçoes, pena e que tudo seja o suporte para um argumento tao fraco que nada o poderia salvar.
No cast Depp e peculiar e gosta de o ser, mas esta no momento para ser mais que isso, e não colecionar figuras iguais com caracterizaçao diferente, que já começa a ser saturante, penso que aqui atingiu o seu ponto de rutura. Ao seu lado encontramos os inexistentes Paltrow, e Mcgregor, e o melhor de todos Bettany, com uma interpretaçao e uma personagem que mereciam outro filme.

O melhor – Paul Bettany e o seu personagem.

O pior – O argumento


Avaliação - C-

No comments: