Thursday, April 30, 2015

The Duff

As comedias de adolescentes sobre amores e desamores, foram durante muito tempo um terreno fertil num cinema popcorn de hollywood, contudo nos ultimos anos e fruto de alguns fiascos sucessivos, tal genero acabou por ficar em desuso sendo uma raridade observar um desses filmes lançados em Wide, ainda para mais quando no seu cast não temos nenhuma figura de proa. Talvez por esse desabito certo e que este pequeno filme acabou por ter uma carreira interessante em termos criticos com avaliaçoes acima da media e tambem comerciais onde num ano onde se colecionam floops acabou por não ser um desastre.
Mas o que tem este filme de novo em relaçao a outros que foram lançados ao longo do tempo, na verdade pouco, ou seja temos uma personagem irreverente e um patinho feito descontraido, algo que mesmo aqui ja vimos em outros filmes, temos a introdução das novas tecnologias como protagonista da abordagem ao filme, e temos o facto da protagonista ao contrario de outros filmes semelhantes nao se tornar bonita graças a mudança de idomentaria.
De resto temos o habitual, alias narrativamente estamos perante um dos argumentos mais utilizados na historia do cinema, e os poucos pontos creativos principalmente de abordagem que o filme apresente na fase inicial vao se desvanecendo para se tornar num filme de adolescentes tipico MTV e pouco mais. O segredo do filme esta no facto de actualmente este tipo de abordagem ser cada vez menor comum, e portanto o desabito fazer com se aprecie o passado, mesmo que em termos claros o filme nao tenha particularmente nada de novo.
Ou seja um filme de adolescente que vale mais pela homenagem fdos filmes tipicos de uma decada atras do que propriamente pelo seu valor proprio, esperamos e que este tenha sido um episodio unico e nao surjam muitos filmes semelhantes apostados em revitalizar um cinema pouco interessante e claramente pouco abrangente.
A historia fala de uma amiga feia, que de repente perceber que ninguem se interessa por si, mas sim pelas suas amigas populares, de repente esta tenta deixar de ser o patinho feio da escola, e com a ajuda de um amigo de infancia que e o rapaz mais popular da escola vai tentar mudar o registo e conquistar o amor da sua vida.
O argumento e repetitivo pelo menos uma dezena de filmes ja trabalharam neste guião com pequenas ou mesmo nenhuma alteração. Os poucos pontos originais do argumento sao na abordagem inicial e desaparecem, de resto pouco ou nenhuma originalidade nas personagens tipo e no guião.
A realização e a simples para filmes adolescentes, e actualizada na forma como integra as novas tecnologias no filme mas pouco mais, muita cor, pouco risco, enfim o esperado num filme juvenil.
O cast tem muito pouco a dizer de si, um grupo de jovens adolescentes em progressão de carreira, num filme muito mais importante para dar visibilidade do que destaque pelas qualidades enquanto actores, num filme facil para todos.

O melhor - A homenagem a um genero que se pensava esquecido.

O pior - Ter os problemas que conduziu ao desaparecimento do genero

Avaliação - C

No comments: