Saturday, April 25, 2015

Jupiter Ascending

Desde Matrix que os irmãos Wachovsky nunca mais colecionaram um sucesso pleno, pese embora já vão na sua terceira tentativa em projectos maioritariamente de ação, mas sempre com muitos efeitos especiais e realidades paralelas a mistura. Este ano, e numa fase em que normalmente os filmes lançados são de segundo plano, surge com menos barulho este filme, que comercialmente contornou ser um floop comercial muito pela boa trajetoria fora dos EUA e criticamente tambem não foi o pior conseguido pela dupla que bateu no fundo com o seu Speed Racer.
Sobre o filme, depois de vários filmes apos o primeiro Matrix, é facil dizer que este foi o oasis no deserto de ideias dos irmãos Wachovsky, podemos aceitar que tem uma filosofia de realidade paralelas presente, como se de uma relegiao se tratasse, que precorre todos os seus filmes, mas basicamente o que temos aqui e um foleiro filme de espaço, um claro parente pobre dos grandes classicos intergalaticos.
E porque razão e um parente pobre, desde logo pelas personagens que entram e saem de cena sem que realmente saibamos a sua intençao ou mesmo os seus reais motivos, este um defeito que podemos aceitar em filmes serie B para DVD mas e inexplicavel para um filme grande produçao de hollywood com realizodores que trouxeram a nos um dos classicos dos tempos modernos. Mas os defeitos não ficam por aqui, um filme de ação que tem grande parte da sua duração num conjunto de troca de tiros em formas de Laser totalmente indiferenciado e não consegue ter uma unica sequencia de acçao forte e intensa, torna tudo bem claro sob a forma com que o filme nunca funciona.
Ou seja o desastre de ideias não se fica apenas pelo argumento completamente limitado e obvio, mesmo nos efeitos especiais, temos um filme que poderia ser rico, mas realmente parece sempre repetitivo e sem a força que os blockbusters conseguem ter, parece um vestido fora de moda neste particular, e isso e totalmente arrasador para o filme.
A historia fala de uma emigrante russa, empregada de limpeza que se ve no epicentro de uma batalha intergalatica que fazem dela, dona do mundo, e como o alvo de tres irmãos senhores do universo que a querem capturar e apoderarem-se da terra. A sua unica ajuda um rebelde de outros mundos.
O argumento e totalmente basico em modos gerais, pouco desenvolvido, com uma divisao clara entre bons e maus, uma filosofia alienisna pouco complexa e pouco trabalhada, mas o pior de tudo e pobreza de dialogos, evolução da historia, excesso de previsibilidade e personagens completamente mal caracterizadas.
Tambem na realizaçao os irmãos Washovsky estão sem ideias, falta cunho de autor a todo o filme, com uns efeitos pobres não utilizam essa dificuldade para dar um lado de si mais creativo, e criam um fanfarrão filme de efeitos especiais com muito pouco de arte.
Mas quando pensamos que os defeitos estão completos surge o cast, recheado de estrelas e de despredicio, se Kunis e Tantum, tem no seu curriculo alguns filmes limitados e pouco exigentes e este não fara grande diferença, no caso do vencedor do Oscar Redmyne as coisas não são assim. E incompreensivel como alguem que justamente ganha um oscar tenha no mesmo periodo tenha executado uma das piores interpretaçoes que há memoria, recorrendo a um overacting sem sentido, e completamente descontextualizado, num total desastre que começa na voz e acaba nos gritos. Em mau so comparado com o seu grito na cerimonia dos oscares.

O melhor – Alguns apontamentos de humor muito isolados

O pior – Eddie Redmyne


Avaliação - D

No comments: