Monday, December 08, 2014

Still Alice

Desde que este filme foi anunicado para o final do presente ano que foi notorio que o mesmo tinha rotulo de oscar contender principalmente para a sua protagonista Julliane Moore que já conta com quatro nomeaçoes um reconhecimento critico absorvente mas que nunca chegou ao olimpo. Os resultados comerciais do filme ainda não exitem mas a boa recepçao critica generalizada traduzira mais uma nomeaçao garantida para o oscar e quem sabe finalmente a vitoria.
Sobre o filme podemos dividi-lo em diversas etapas com resultados particularmente diferentes, inicialmente temos um tipico historia caso de vida, pouco original na abordagem pese embora a tematica seja por si so diferente e aborde um tema pouco em voga no cinema. Mas aos poucos e principalmente no guião o filme vai surpreendendo vai com alguns promenores e opções narrativas ganha força, adquirindo mesmo um valor moral fortissimo com a ultima conversa sao irrelevante em termos de narrativos mas ao mesmo tempo tao forte moralmente.
E e neste menos para mais que o filme cresce pela forma como reune o impacto final, tras uma ultima sensação muito positiva de um filme que não deixa de ter as limitaçoes de um caso de vida mas que ao mesmo tempo consegue reunir outros predicados deixando pontas soltas serem unidas no final com um lado mais original.
Assim temos um filme que mesmo não sendo um poço de novidade ou algo de particularmente novo consegue num genero simples dar um filme maduro com bons momentos. Nao sendo daqueles filmes para vencer os Oscares acaba por ser um bom filme para ser visto neste ano.
A historia fala de uma professora a quem e diagnosticado Alzheimer precoce que acaba por ter de se adaptar as dificuldades da doença assim como todo o agregado que segue e destruição cognitiva da pessoa.
O argumento mesmo tendo um campo de inicio limitado consegue sem grandes rodeios transformar o filme num carrossel narrativo, que consegue surpreender com bons dialgos onde logicamente se chama a atençao para o ultimo, e uma excelente composiçao de personagens principalmente o casal central.
A realizaçao a cargo de uma dupla a dar os primeiros passos em hollywood recorre a truques usuais, sem ser brilhante acaba por dar algum cunho de autor ao filme, que tem neste segmento o menos arrojado sem comprometer o valor final do filme.
No cast toda a atenção vai para Moore, o filme tem selo de oscar e e escrito a pensar nisso, a degradação fisica, a diferença entre momentos da personagem faz de Moore um actriz camalionica versatil em estado de espirito, não sei se e o seu papel mais dificil, mas e um dos mais chamativos. O restante cast não tem espaço com uma interpretação tao absorvente.

O melhor – Sem sair do estilo caso de vida surpreender com opçoes do argumento.

O pior – Os primeiros vinte minutos de filme.


Avaliação - B

No comments: