Friday, December 26, 2014

Men, Women & Children

Quando a sequencia de filmes Juno e Up in the Air conseguiram as nomeações para os Oscares muitos pensaram que Hollywood tinha encontrado o seu prodigio em Reitman mais novo. Contudo nos dois filmes sequentes as avaliações foram piorando ate que chega o seu primeiro falhanço critico com este filme com avaliações essencialmente negativas e que traduziram acima de tudo num rotundo falhanço comercial que Reitman nunca esperou nem no pior das hipoteses.
Mas quais os motivos para o filme não funcionar. Muitos podem ser apontados desde logo porque Reitman no drama não e tao bom como na comedia e em Labor Day já tinha tido menos intensidade do que nos filmes que inicialmente começamos por falar. O segundo ponto porque efectuar um filme de historias cruzadas e um genero que precisa de treino e de algum dado inato para o tipo que aqui nos parece que Reitman não tem principalmente porque falha no primeiro momento quando a intensidade de cada trecho da historia e completamente diferente em intensidade, e força que da ao filme sendo obviamente um filme de historias principais e algumas secundarias.
Mas nem tudo e um desastre no filme, a diferente forma e os pros e contras do lado online e de ver este lado das coisas esta interessante não e um filme que apenas fica por uma abordagem e ai a forma multipla do filme tem algum significado e é eficaz na mensagem, mesmo a forma simpatica como este lado virtual e explorado nos adolescentes mas não so e claramente um tema actual e que e bem abordado no filme.
O problema e que quase apenas duas historias conseguem funcionar em pleno, a central o amor de dois jovens idilicos e com dificuldades, mais na comedia simples romantica redutora contudo para alguem com nomeaçoes para Oscares e a historia da crise conjugal com a rotina a unica debruçada com maturidade e com o termino claro do filme. Contudo num filme com tantas historias isto sabe claramente a pouco, principalmente estando a falar de um filme de Reitman caso contrario seria um filme consideravel.
A historia fala de diversas historias e relacionamentos de pais e adolescentes e a forma como as novas formas de comunicaçao online favorecem ou pioram estas mesmas relaçoes.
O argumento tem bons momentos em algumas historias, bons dialogos mas perde no balanço das mesmas e para um filme puzzle isto e claramente um defeito e que parte antes de mais no proprio argumento. O lado mais interessante e de autor de Reitman a ironia no humor não aparece porque o filme nunca quer ser satirico.
A realizaçao e a mais simples de Reitman alguns pontos de autor que ele tinha lançado principalmente em Up in the Air desapareceram e aqui na realizaçao temos a ele como podiamos ter qualquer outro que o seu filme não tem qualquer ponta de cunho proprio o que e claramente muito pouco para um realizador que já teve as portas de um oscar.
Por fim o cast recheado de talentos tem nos melhores lados um Sandler dramatico sempre interessante de ser visto e que demonstra que muitas vezes desaproveita ele proprio os talentos que podera ter, mas novamente é Elgort que chama a atençao como um dos actores jovens do momentos principalmente pela intensidade dramatica com que preenche as suas persoangens. A observar.


O melhor – O drama crise conjugal

O pior – A falta de equilibrio entre as historias


Avaliação - C+

No comments: