Friday, December 26, 2014

Dumb and Dumber To

Diversos anos depois da comedia original que ajudou a catapultar Jim Carey para um sucesso quase incomparavel, surge a sequela com o mesmo cast de um dos filmes mais marcantes deste como actor, numa altura em que esta claramente na mo debaixo. Criticamente o filme ficou longe de algum carisma do primeiro filme com avaliaçoes essencialmente negativas. Ja no que diz respeito ao valor comercial o filme triunfou num terreno que nem sempre foi considerado facil.
SObre o filme desde logo confesso que o humor idiota do primeiro filme nunca foi um genero que me fosse +articularmente proximo, e neste filme tudo e mais exagerado incorrecto e imbecil como o proprio filme criou genero. Dai que em termos comicos para quem gosta do primeiro filme quase obrigatoriamente tem que gostar deste segundo pois e basicamente a mesma coisa.
Claro depois e que o filme em quase todos os elementos e pouco evoluido pouco trabalhado, algo que os irmaos farrely nunca sairam, ou seja piada facil muito fisica ou nao fosse um regresso de Carey às origens
Mesmo assim e para o nivel que Carey ja atingiu noutros filmes e pelo facto de regressar a este conceito parece que o filme e claramente muito limitado muito entregue  a uma outra forma do mesmo actuar e que acaba por ser muito pouco. Um humor simples directo e imbecil genero dte e para actores de um patamar elevado e claramente redutor
A historia do filme e vinte anos apos o priemiro filme Loyd e Harry juntam-se novamente depois de vinte anos quase inexistentes para os dois em busca da filha do segundo que pode salvar-lhe a vida numa transferencia de rim. Um road movie com estas duas figuras
O argumento do filme e limitado principalmente na linhagem central narrativa que basicamente nao existe. O que temos e humor que funciona no estilo proprio do filme e nada mais e a preocupaçao no argumento e basicmaente essa.
Os irmao Farrely pensou-se que iriam conseguir nivel mais elevado em termos de filmes e historias dos mesmos, acabaram por continuar no registo dos seus primeiros filmes e isso parece redutor depois de tantos anos de carreira.
O humor fisico de Carey, e funcional e brilhante e neste filme e mais uma vez mas um actor que ja deu mostras de ser muito mais que isto e triste o ver quase no inicio da carreira Daniels tem mais a perder porque a sua carreira nunca chegou onde Carey chegou.

O melhor - Um humor proprio

O pior - A falta de profundidade narrativa


Avaliação - C

No comments: