Saturday, March 15, 2014

Ninfomaniac VOL 1

Quando Lars Von Trier anunciou este projecto o mundo do cinema ficou em choque pois a uma historia sobre sexo sem pudor unia-se o mais rebelde realizador da actualidade, o receio era claro e depois das primeiras visualizações a polemica estava instalada. Amado por muitos detestado por outros o certo e que o realizador chamou a si bons resultados criticos ja comercialmente o filme ainda guarda o lançamento que ai terao o seu verdadeiro valor.
Sobre o filme podemos dizer que ele tem todos os ingredientes que poderias esperar de um filme de Trier, desde logo a resposta é sim, temos humor, temos grandes silogias, temos sexo e muito sexo explicito e temos imagen sem qualquer tipo de sentido, e por estas qualidades e tambem defeitos que Von Trier e um dos realizadores mais polemicos da actualidade e este filme demontra tudo que ele é e mais que isso tudo que ele quer ser no mundo do cinema.
Sobre o filme ate podemos dizer que ele começa bem, incorrecto e verdade sem pudor, mas o filme começa curioso quando e terreo quando e objectivo quando e carnal e nesss primeiros sessenta minutos temos bom cinema, bem realizado e interpretado, mas na parte final temos o lado oposto de Trier a confusao mental a metafisica e aqui o filme perde qualidade em toda a escala.
E acaba por ser neste final que o filme se torna estranho deixa de ser aperciado e nisso Trier tem culpa por tornar na fase final um filme simplesmente pornografico narrativamente pouco interessante o que e injusto para um filme que durante mais da metade da sua duraçao sabe o que fazer mas depois perde-se na sua duração e mais que isso em poesia sexual barata de pouca qualidade.
A historia fala de uma misteriosa mulher encontrada na rua com marcas de violencia fisica que acaba por contar a sua historia e mais que isso a dependencia por sexo. Ao longo do primeiro filme vimos os primeiros passos e as relaçoes fugazes que a personagem vai tendo
Como argumento de base podemos dizer que o filme não e particularmente creativo ou seja e um filme quase sempre demasiado ligado ao sexo, tendo como originalidade a forma como as situaçoes acontecem e uma outra situaçao de dialogos
Na realização Trier tem uma forma unica de realizar com risco com originalidade com impacto e daqueles realizadores que se optasse por um cinema mais correcto poderia ser claramente uma das figuras mais prominentes do cinema actual e nao o mais polemico.
Em termos de cast apenas podemos falar da disponibilidade fisica dos actores da falta de pudor ja que o filme nao pede muito mais em termos de outras dimensoes do filme aqui quase so temos sexo e muitos promenores de realizaçao

O melhor - Trier

O pior - A ultima meia hora de filmes


Avaliação - C+

No comments: