Monday, March 17, 2014

Grand Piano

Nos ultimos anos algumas das figuras proeminentes de Holywood principalmente aquelas que estão em segundo plano apostam em arriscar em projectos de cineastas europeus na lingua inglesa de forma a tentarem ganhar algum protagonismo de lançamento no mercado internacional. Neste filme é o Espanhol, ou melhor Catalão Eugenio Mira que nos tras este filme que pese embora as figuras não se conseguiu aformar no mercado internacional passando completamente desprecebido pela mediania critica e desde logo flopp comercial.
Sobre o filme podemos dizer que a ideia até pode ser inovador se ja não existisse o brilhante Phone Booth com Colin Farrel, pois a originalidade deste filme esgota-se quando temos presente esse filme, aqui em vez de uma cabine telefonica temos um palco e muita coisa em jogo. E se a originalidade da ideia e desde logo posta em causa a execução do filme também esta longe de ser brilhante se o filme tem uns bons primeiros vinte minutos principalmente dentro do palco, depois torna-se demasiado circular mesmo tendo em conta a sua curta duração o que nunca da o entusiasmo que o filme deveria ter.
Mas se a concretização e desenvolvimento do filme são de gosto descutiveis a sua conclusão e pobre em todos os sentidos, na intensidade na acção no suspense o filme basicamente acaba sem nos darmos por ela, pensamos sempre que o filme nos vai dar mais principalmente no vilao onde Cusack apenas entra sem qualquer intensidade durante menos de cinco minutos  para uma conclusão em forma de atalho como se houvesse pressa relativa a algo que nunca nos e desvendado
Assim parece-nos que para se impor no cinema internacional e bem melhor do que uma ideia que as pessoas gostam mesmo que ja seja utilizada uma forma de realizar de autor e pouco mais quando perde claramente naquilo que o cinema europeu tem como maior brecha a conclusao dos filmes.
O filme fala sobre um pianista que apos uma grande falha volta aos palcos cinco anos apos, para homenagear o seu grande mentor, quando esta em palco recebe um telefonema de alguem que tem uma arma apontada a sua cabeça e exige que desta vez nao falhe com um plano bem maior.
O argumento tem uma ideia repetida onde apenas muda o contexto e a execução e claramente inferior relativamente a filmes semelhantes os dialogos sao pobres num filme que vive destes, as motivações simples e isto torna o argumento um autentico remate ao lado nos seus pressupostos.
O unico ponto vistoso do filme e a realização Mira tem cuidado nas escolhas que faz na forma como realiza no promenor na força da musica, mas isto não disfarça a pobreza de um argumento que merecia uma realização pior.
O cast tras um Wood cansado, em busca da sua figura enquanto adulto bom na capacidade de transmitir sofrimento mas nada mais, falta-lhe cada vez mais carisma e espontaneadade, ao seu lado Cusack vale pela voz ja que quando aparece tem uma prestação fraquinha onde parece sempre ter mais medo de Wood do que o contrario quando a sua personagem pelo menos em voz transmitia ser implacavel.

O melhor - A realização

O Pior - Entre outras coisas a pessima conclusao

Avaliação - C-

No comments: